facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 15:30 - A | A

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 15h:30 - A | A

neste sábado (27)

Secretaria de Saúde promove 'Dia D' para testagem da Covid-19

Além da testagem também haverá a possibilidade de imunização contra a Covid.

Da Redação
MQF

A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (27) o 'Dia D' para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, ou seja, para a testagem da Covid-19. A ação estará disponível em seis Unidades Básicas de Saúde, incluindo a Clínica da Família no CPA 1, das 7h30 às 16h30. Não há limite de idade para realizar o teste.

Segundo a responsável técnica pela Imunização, a enfermeira Renata Godoy, a oportunidade estará disponível para pessoas sintomáticas e assintomáticas, ou seja, pessoas que tiveram contato com outras que estão com Covid, mas não manifestaram os sintomas.

Para realizar o teste rápido qualitativo para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o material estará disponível, sendo: UBS Alvorada, UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Industriário I e II, UBS Santa Terezinha e a UBS Clínica da Família.

Em algumas dessas Unidades, haverá também disponibilidade de vacinas para imunização contra a Covid. No caso, a UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Santa Terezinha, UBS Alvorada e a Clínica da Família.

Portanto, apenas a UBS Jardim Industriário I e II não fornecerá a vacinação para Covid, oferecendo apenas a testagem para a doença.

“Caso a pessoa tenha interesse, será direcionada para um dos locais que disponibilizam o imunizante para garantir o atendimento”, explicou Renata.

O diretor da Atenção Primária, Wilson Cutas, ressalta a importância das pessoas realizarem o teste para evitar a propagação da doença. “O vírus da Covid não foi extinto, pelo contrário, continua circulando e com novas subvariantes, portanto, é necessário atentar para os cuidados e evitar novas vítimas. O controle está na imunização e na conscientização das pessoas em evitar contatos, e, ao apresentar qualquer sintoma suspeito, procurar orientação em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima”, frisou.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 14 de Julho de 2024