O governador Mauro Mendes e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, lançaram, nesta segunda-feira (1º.12), dois novos serviços que vão modernizar a prevenção e a resposta a incêndios urbanos no Estado: as Vistorias Teleguiadas e o Fireloc, sistema de alerta automático para ocorrências de incêndio. As medidas fazem parte de um pacote de ações voltadas a acelerar processos, reduzir custos públicos e ampliar a eficiência no atendimento às emergências.
A assinatura da portaria que autoriza a implementação dos serviços ocorreu no Palácio Paiaguás e reuniu secretários de Estado, deputados, representantes do Judiciário e entidades do setor produtivo.
Segundo o governador, a adoção de tecnologias como o Fireloc e as vistorias remotas reforça o modelo de gestão que busca mais eficiência e economia.
“Fico muito feliz porque percebo que essa iniciativa de tornar o governo mais eficiente, prestando serviço de qualidade e com menor custo, começa a se consolidar. Mato Grosso é o primeiro estado do Brasil a usar o Fireloc, algo inédito no país, e implementado com custo muito baixo aos proprietários”, afirmou Mendes.
Fireloc: resposta mais rápida e automática
O coronel Glêdson explicou que o Fireloc permitirá o envio automático de alarmes de incêndio de prédios residenciais, comerciais e industriais diretamente ao CBMMT e ao Ciosp, dispensando ligações telefônicas. Ao detectar fumaça, calor, sprinklers ativados ou botoeiras, o sistema envia localização exata, dados técnicos e o tipo de ocorrência.
A tecnologia pode reduzir em até 40% o tempo de resposta das equipes do Corpo de Bombeiros. A integração não é obrigatória, mas é recomendada aos empresários — o custo informado é de R$ 960 para conectar as centrais das edificações ao sistema.
“Mato Grosso possui 103 mil empresas aptas a receber esse serviço. É tudo interligado, diminuindo atrasos críticos e aumentando a chance de salvar vidas e patrimônio”, destacou.
Vistorias Teleguiadas agilizam liberações
O novo serviço de Vistorias Teleguiadas permitirá que edificações de baixo e médio risco sejam vistoriadas por videochamada, com acompanhamento remoto de um bombeiro. A mudança deve reduzir o prazo médio das vistorias em municípios sem unidade do CBMMT de 16 dias para apenas três, além de gerar economia de até 85% em custos públicos com deslocamentos.
“Muitas liberações demoravam semanas, retardando o funcionamento de empresas e a arrecadação. Agora, isso será resolvido sem perder o rigor técnico”, ressaltou o comandante-geral.
Modernização reforça ambiente de negócios
Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, as iniciativas posicionam Mato Grosso na vanguarda da modernização das ações de prevenção e resposta a incêndios.
“O impacto é ampliar a comunicação de segurança, facilitar o crescimento econômico, reduzir tempo de espera e otimizar recursos públicos”, afirmou.
O presidente da FCDL/MT, David Pintor, também destacou o impacto positivo para o setor produtivo.
“É gratificante ver que o diálogo e as mudanças na legislação estão gerando resultados concretos. Esses serviços representam uma grande evolução”, disse.
Participaram ainda da solenidade a senadora Margareth Buzetti, os deputados Dr. Eugênio e Nininho, a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, a secretária de Comunicação, Laice Souza, além de representantes da Famato, Aprosoja, Ciopaer e Defesa Civil.



