facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024, 10:16 - A | A

Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024, 10h:16 - A | A

SAÚDE

Por que infecções nos fazem envelhecer mais rápido

A idade biológica pode ser muito superior à idade natural em pessoas que tiveram múltiplas infecções ou que enfrentam uma infecção crônica.

BBC News
MQF

De cada infecção da qual o nosso sistema imunológico nos defende, não só saímos cansados, ??mas também um pouco mais velhos.

As pesquisas mais recentes sugerem que a idade biológica pode ser muito superior à idade regular em pessoas que tiveram múltiplas infecções virais ou que sofrem de uma infecção crônica.

Nestes casos, não é incomum que uma pessoa com idade cronológica — aquela do documento de identidade — de 40 anos tenha um sistema imunológico semelhante ao de um indivíduo de 60 anos. E isso pode impactar profundamente a qualidade de vida e funcionamento das células de defesa.

Mas como isso acontece? Como um vírus é capaz de provocar o envelhecimento de uma pessoa?

Para compreender esse fenômeno, devemos lembrar que a informação genética que herdamos dos nossos pais está armazenada nos cromossomos, ou seja, em estruturas superempacotadas de DNA com a forma de um X.

E, para manter esta estrutura de DNA estável, os cromossomos precisam contar com estruturas nas extremidades que funcionam como "capacetes protetores". Eles são chamados de telômeros.

Divisão implica desgaste

De origem grega, a palavra telômero significa literalmente "parte final".

A função dessa estrutura é evitar que os cromossomos se quebrem ou sejam danificados, pois eles são mais fracos nas extremidades.

É como se os cromossomos fossem feitos de lã: sem esses capacetes protetores, eles correriam o risco de se desgastar e simplesmente desmoronar.

As células do corpo não são as mesmas ao nascermos e morrermos: ao longo da vida, elas são renovadas por meio de sucessivas divisões nas quais, a partir de uma única célula, se formam duas células-filhas idênticas.

Cada divisão celular causa um pequeno desgaste nos telômeros, que ficam cada vez menores. Isso é algo que conhecemos no jargão científico como encurtamento dos telômeros.

Após um certo número de divisões, essas estruturas ficam tão pequenas que não conseguem cumprir mais aquela função protetora. Com isso, o cromossomo começa a se desgastar e a perder a formação original.

Quando isso ocorre, as células ficam sem a capacidade de se dividir e desempenhar as funções conforme esperado.

De certa forma, os telômeros atuam como relógios celulares. Eles são capazes de medir quantas vezes uma célula pode se dividir. E é normal que os idosos tenham telômeros mais desgastados do que os mais jovens.

No entanto, a idade não é o único processo por trás do encurtamento dos telômeros. Isso também ocorre por outros fatores, como etniasexoestressedieta e exposição a certas doenças.

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2024/01/6795414-por-que-infeccoes-nos-fazem-envelhecer-mais-rapido.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 14 de Julho de 2024