facebook instagram youtube whatsapp

Comportamento Sexta-feira, 22 de Março de 2024, 09:31 - A | A

Sexta-feira, 22 de Março de 2024, 09h:31 - A | A

TRABALHO

Como a inteligência artificial pode facilitar a semana de trabalho de 4 dias

À medida que a inteligência artificial é incorporada ao fluxo de trabalho das empresas, algumas delas estão dando aos funcionários um dia a mais para descansar.

BBC News
MQF

Trabalhar quatro dias e receber pagamento por cinco é um sonho de muitos profissionais.

Um sonho que parecia inatingível, mas que virou realidade em algumas empresas depois das mudanças radicais do ambiente de trabalho causadas pela pandemia.

E, à medida que novos dados e informações sobre o assunto vão surgindo, cada vez mais empresas consideram adotar esse novo modelo — principalmente depois dos resultados positivos de testes realizados em países como o Reino Unido, a Islândia e Portugal. E os experimentos continuam. Na Alemanha, por exemplo, começou recentemente um teste com 45 empresas.

E, em paralelo, um outro fator entrou nessa equação.

A inteligência artificial (IA) vem ganhando espaço no ambiente de trabalho – e alguns especialistas acreditam que ela poderá acelerar a adoção da semana de trabalho de quatro dias em muitas empresas.

Dados coletados no final de 2023 pelo portal de notícias e eventos Tech.co, sediado em Londres, confirmam essa possibilidade. A empresa consultou mais de mil gestores norte-americanos para seu relatório de 2024 sobre o Impacto da Tecnologia sobre o Ambiente de Trabalho.

Os pesquisadores concluíram que 29% das empresas com semanas de trabalho de quatro dias fazem amplo uso da IA nas suas operações, implementando ferramentas como o ChatGPT e outros programas para agilizar as operações. Como comparação, apenas 8% das empresas que mantêm a semana de trabalho de cinco dias empregam a IA dessa maneira.

Além disso, 93% das companhias que adotaram a IA disseram estar abertas à semana de trabalho de quatro dias. E, entre as que não usam inteligência artificial, menos da metade pensa em trabalhar um dia a menos.

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2024/03/6822488-como-a-inteligencia-artificial-pode-facilitar-a-semana-de-trabalho-de-4-dias.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 12 de Outubro de 2024