facebook instagram youtube whatsapp

Comportamento Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 10:49 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 10h:49 - A | A

Felinos resistentes

De onde surgiu o mito que gatos têm 7 vidas?

Por serem ágeis, com reflexos apurados e tendo bom equilíbrio, gatos conseguem sobreviver a situações que seriam fatais para outros animais

Jorge Agle - Metrópoles
MQF

Você já deve ter ouvido falar que os gatos têm sete vidas. A frase é repetida há gerações e consegue descrever bem a incrível resistência dos animais. Apesar de parecer apenas uma história folclórica, ela é acompanhada de raízes históricas e culturais, além de características comportamentais e fisiológicas fascinantes.

Por serem extremamente ágeis, com reflexos apurados e grande equilíbrio, os gatos conseguem sobreviver a situações que seriam fatais para outros animais, como cair de grandes alturas, por exemplo. Ao longo do tempo, a habilidade natural dos felinos em escapar ilesos ou se recuperar rapidamente de acidentes vistos como graves alimentou a ideia de eles terem sete vidas.

 
“Embora não haja base científica, a teoria das sete vidas surgiu a partir da observação popular. Em várias culturas, os gatos sempre foram cercados de mistério e simbolismo. Em países de língua portuguesa e espanhola, fala-se em sete vidas. Já em países de língua inglesa, nove. Esses números têm significados místicos tradicionais e foram associados aos gatos justamente pela sua impressionante capacidade de sobrevivência”, explica a médica-veterinária Bárbara Lopes, da clínica VetSmart, em Brasília.
 
 
Continue lendo Metrópoles

Comente esta notícia

, 25 de Maio de 2025