Seja liso, cacheado, crespo ou até raspado, o tipo de cabelo carrega uma história genética em cada fio. A diversidade da textura capilar dos seres humanos está ligada diretamente ao DNA: combinado com fatores hormonais e estruturais, ele é o responsável por definir a forma como nossos fios se formam e crescem.
“A textura dos cabelos é definida principalmente pela genética, que determina a forma do folículo piloso e a estrutura da fibra capilar. Esses fatores, combinados com a forma como as proteínas se organizam ao longo do fio, resultam em cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos”, explica a dermatologista Suamy Brelaz Goulart, do grupo Mantevida, em Brasília.
O folículo piloso é uma pequena estrutura na pele onde acontece o nascimento do fio. O seu formato é que determina a textura do cabelo. Por exemplo, folículos redondos costumam produzir fios lisos, retos e com brilho mais intenso. Já os ovais ou achatados geram fios com curvaturas, resultando em cabelos ondulados, cacheados ou crespos.
Continue lendo Metrópoles