Um novo estudo realizado por pesquisadores da Alemanha identificou uma variedade de hormônios promissores no combate a sinais do envelhecimento, como rugas e cabelo grisalho. O artigo destaca os principais hormônios envolvidos em fatores como a degradação do tecido conjuntivo, que leva ao enrugamento; a sobrevivência das células-tronco e a perda de pigmento, resultado no envelhecimento dos fios de cabelo.
De acordo com o principal autor da pesquisa, o professor de dermatologia da Universidade de Münster Markus Böhm, alguns dos hormônios analisados têm propriedades antienvelhecimento surpreendentes e podem ser usados futuramente como agentes para prevenir a degradação cutânea.
No estudo, os cientistas se concentraram no fator de crescimento semelhante à insulina-1, no hormônio do crescimento, no estrogênio, nos retinoides e na melatonina. Essa última se destacou como um tratamento antienvelhecimento promissor, já que é uma molécula pequena, acessível e bem tolerada que também age como antioxidante e auxilia a regular a produção de energia nas células.
Continue lendo Metrópoles