Rebatendo o estereótipo corporativo que exige individualidade e autopromoção, um novo estudo mostra que adotar uma postura humilde no ambiente de trabalho pode ajudar na alavancagem da carreira. O estudo, que envolveu mais de 600 líderes de diversas áreas, demonstrou que a humildade na liderança traz benefícios para organizações inteiras, promovendo melhor desempenho e motivação da equipe.
Os resultados foram publicados em janeiro no periódico Human Resource Management. “A sabedoria convencional diz que é preciso ser maquiavélico, autopromover-se e intimidar para chegar ao topo, mas a humildade também é um catalisador para o sucesso da liderança”, diz David Hekman, coautor do estudo, em comunicado.
Para chegar às conclusões, os pesquisadores realizaram entrevistas com 610 líderes de 18 setores e 21 cargos que participaram de um determinado programa de desenvolvimento de lideranças. Os chefes então foram analisados em diferentes categorias por relações hierárquicas distintas: enquanto a humildade foi avaliada por pares, o comportamento de mentoria foi relatado por subordinados diretos. Já a capacidade de promoção foi avaliada pelos superiores hierárquicos.
Os resultados mostram que avaliações positivas em relação à humildade dos líderes geralmente implicam bons resultados em todas as outras analisadas. A mentoria informal foi destacada como uma das ferramentas mais importantes na carreira de um superior humilde. “Isso garante status na organização porque transmitir habilidades, dicas e truques gera muito capital social”, diz Hekman. “E assim eles constroem essa rede de pessoas que acabam sendo um exército de pessoas muito talentosas, motivadas e confiantes, o que é imbatível.”
Contudo, ele alerta para alguns perigos que a humildade excessiva pode gerar, como o de assumir publicamente erros de forma recorrente. “Admitir erros ao disputar uma promoção entre cinco rivais pode parecer apresentar-se como um alvo fácil”, afirma Hekman. Porém, esse cenário destaca a importância de cultivar uma rede de apoio através da aproximação e conexão com seus pares e subordinados, o especialista acrescenta.
A escolha por adotar uma personalidade narcisista pode trazer uma série de riscos para a carreira, inflamando possíveis concorrentes e criando inimizades. Ao adotar a humildade no ambiente de trabalho, o líder passará por um caminho mais tortuoso, porém igualmente recompensador.
Segundo os pesquisadores, existem algumas maneiras de promover a liderança humilde nas empresas, sendo elas: o reconhecimento e promoção da mentoria informal, incentivos a orientação cuidadosa em cargos superiores e a instituição de programas de treinamento.