facebook instagram youtube whatsapp

Economia Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 15:35 - A | A

Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 15h:35 - A | A

TRIBUTOS

Consumidor poderá calcular impactos da reforma tributária com nova ferramenta

Análises feitas com a ferramenta revelam que em um sistema com uma alíquota padrão única, os mais pobres seriam o grupo que pagaria o maior imposto sobre o consumo em relação à própria renda

Rafaela Gonçalves/Correio Braziliense
MQF

As famílias brasileiras poderão calcular os impactos da reforma tributária em seu dia a dia, a partir de uma ferramenta lançada pelo Banco Mundial nesta terça-feira (21/5). O Simulador de Imposto sobre Valor Agregado (SimVAT na sigla em inglês), é uma plataforma interativa em que é possível simular a alíquota sobre determinados produtos e serviços que constam no novo regime.

A ferramenta leva em consideração uma alíquota física do IVA de 20%, abaixo da alíquota média projetada pelo Ministério da Fazenda, de 26,5%. Análises feitas com o SimVAT revelam que em um sistema com uma alíquota padrão única, os mais pobres da população brasileira seriam o grupo que pagaria o maior imposto sobre o consumo em relação à própria renda.

A carga tributária para os 10% mais pobres seria de 28% de sua renda, enquanto para o decil mais rico a carga tributária seria de apenas 8,2%. Já uma simulação do PLP 68/2024 mostra que essa alternativa é capaz de reduzir as inequidades do sistema tributário.

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/05/6861590-consumidor-podera-calcular-impactos-da-reforma-tributaria-com-nova-ferramenta.html

 

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 07 de Outubro de 2024