facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 15:32 - A | A

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 15h:32 - A | A

OPORTUNIDADE

Escritora Larissa Campos promove oficina de escrita criativa em Cuiabá

A atividade gratuita, promovida pela autora de A Casa do Posto e Tempos Íntimos, será neste sábado (22), a partir das 9h, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

Da Redação
MQF

Com a proposta de levar técnicas de escrita criativa ao público mato-grossense, a jornalista e escritora Larissa Campos, autora dos livros ‘A Casa do Posto’ e ‘Tempos Íntimos’, realizará uma oficina gratuita “Do rascunho ao texto", neste sábado (22.06), das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no centro de Cuiabá.
 
Essa iniciativa integra o projeto do livro Tempos Íntimos, selecionado no Edital Estevão de Mendonça, da Secretaria de Estado de Cultura (Secel), que será lançado no dia 6 de julho, em Cuiabá. Para esta primeira atividade, que tem como público-alvo mulheres cis e trans, foram disponibilizadas 20 vagas, mas as inscrições continuam para a lista de espera de novas atividades.
 
Tempos íntimos é o segundo livro da escritora que reúne 24 contos que trazem narrativas e personagens centrados na intimidade de personagens escritos entre 2020 e 2022, período crítico em que viveu o isolamento social durante a pandemia de Covid-19. Cada conto traz uma releitura artística a partir da ilustração em aquarela da artista Dani Dias.
 
Larissa explica que as oficinas de escrita criativa são oportunidades para  despertar os participantes para as possibilidades da literatura e dos textos literários. “Converso sobre recursos literários, narrativos, construção da narrativa, mas, sobretudo, convido para que olhem de uma forma afetiva para as suas vidas, para que possam se inspirar nas vivências e nos sentimentos experimentados”.
 
Afinal, qualquer pessoa pode escrever? Na perspectiva da escritora, todos podem ter o impulso da escrita, mas o que vai definir um escritor é a dedicação, já que a escrita exige compromisso. Durante a oficina, ela desmistifica a ideia de que é necessário projetos grandiosos para construir uma narrativa envolvente. Mais do que beber na história de grandes autores da literatura (como Dom Quixote!), ela pontua que é essencial conhecer as obras de escritores contemporâneos e se inspirar neles.
 
“Quando a gente traz o exemplo da Carolina Maria de Jesus [autora de Quarto de despejo], claro que temos o recorte social, ela era uma catadora de papel e vivia na extrema pobreza, mas essa condição não impediu que ela fosse muito comprometida com a escrita. É disso que estamos falando quando descrevemos a alma de um escritor. Carolina tinha cadernos e mais cadernos, que hoje são propriedade da família, e estão expostos em mostras, confirmando o quando ela se dedicava à escrita”, destaca Larissa.
 
Sobre a escritora
 
Larissa Campos, 36 anos, é nascida em Manaus (AM), mas foi criada em Mato Grosso. Ela é funcionária pública com formação em Jornalismo e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A carreira na escrita deslanchou ao ter contos selecionados para as antologias “Ser, nascer e desnascer – Enquanto Mulheres” (Primavera Editorial, 2021) e “Coletânea OFF Flip 2022 – Contos”.
 
O livro de contos “A casa do posto” (Selo Auroras, Editora Penalux) é sua obra de estreia e foi publicada em 2022 retratando o período de quatro anos em que autora e a família moraram em um posto de combustível na Rodovia dos Imigrantes, na Capital de Mato Grosso. Apesar de serem histórias ficcionais, ela diz que se inspirou nas experiências que ela e a família tiveram. Outras informações sobre a autora: www.laricampos.com/ Redes Sociais https://www.instagram.com/laricampos10/
 
SERVIÇO
 
Evento: Oficina de escrita criativa “Do rascunho ao texto", com Larissa Campos
Data: 22/06 (sábado)
Horário: 9h às 12h (3h de duração)
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, localizada na Praça da República, centro norte de Cuiabá
Material: levar caderno, caneta e lápis de escrever
Inscrição gratuita (e lista de espera): https://forms.wix.com/f/7194524525189398714

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 20 de Julho de 2024