facebook instagram youtube whatsapp

Polícia Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 14:29 - A | A

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 14h:29 - A | A

OPERAÇÃO PIRACEMA

Sema apreende pescado ilegal em Santo Antônio de Leverger

Os demais foram recolhidos e doados para uma instituição social no município

Assessoria
MQF

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu 14 kg de pescado ilegal, no município de Santo Antônio de Leverger, durante operação de defeso da piracema no Rio Cuiabá, neste domingo (14.01). A ação contou com o apoio da Polícia Militar.

Durante o patrulhamento fluvial, em região próxima à Praia do Vereda, os agentes de fiscalização avistaram um indivíduo praticando pesca predatória, com uso de espinhel. Ao perceber a chegada da equipe, o infrator fugiu por um caminho de mata, abandonando a canoa e o pescado.

Na embarcação, os fiscais encontraram os peixes, quatro deles ainda com vida, sendo três da espécie barbado e um abotoado. Os animais foram devolvidos ao Rio Cuiabá. Os demais, já sem vida, foram recolhidos e doados para a Instituição de Acolhimento para Idosos, no município.

O período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso teve início no dia 2 de outubro de 2023 e segue até 1º de fevereiro de 2024. Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 23 de Julho de 2024