facebook instagram youtube whatsapp

Política Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 15:31 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 15h:31 - A | A

na COP 30

Wilson vai apresentar dossiê sobre o meio ambiente em MT

O deputado promete mostrar os efeitos do desmatamento e da garimpagem ilegal

Assessoria
MQF

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) disse nesta segunda-feira (11), que vai levar um dossiê robusto sobre a questão ambiental de Mato Grosso à COP 30, que será realizada em Belém do Pará, em 2025.
 
Em um bate-papo jornalistas, o parlamentar afirmou que "vai mostrar ao mundo fatos como a contaminação do Rio Guaporé, em Vila Bela da Santíssima Trindade, por garimpo ilegal; uso de água de cava garimpeira abandonada  para abastecimento da população de Poconé, coração do Pantanal mato-grossense, e a devastação do rio Cuiabá que ainda recebe esgoto in natura de diversos municípios ao logo se seu curso, principalmente de Várzea Grande, na região metropolitana do estado.
 
Wilson também destacou o desmatamento ilegal e a falta de medidas mitigadoras para acabar com contínuos e anuais incêndios no Pantanal.
 
"O Pantanal perdeu 70% da sua água nos últimos 50 anos. Rios que estão secando e sendo destruídos pela garimpagem ilegal ou pelo crescimento do desmatamento em Mato Grosso. Vamos levar para a COP a verdade sobre a destruição do meio ambiente de Mato Grosso.”

A Conferência do Clima da ONU vai discutir mudanças climáticas no mundo e buscar alternativas para a redução do efeito estufa. O encontro está marcado para os dias 10 e 21 de novembro de 2025.  Após a escolha de Belém, o governador do Pará, Helder Barbalho, disse que a COP será "a COP da floresta, na natureza, a COP da nossa gente". 

"Vamos mostrar que somos capazes de aproveitar esta oportunidade para buscar soluções para o meio ambiente e para o nosso povo que vive na Amazônia."

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024