facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 15:46 - A | A

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 15h:46 - A | A

prática de emagrecimento

5 perguntas sobre o jejum e como ele pode melhorar nossa saúde

Prática pode ajudar a emagrecer e, mais importante, a reduzir a massa gorda. Mas também é possível perder massa muscular fazendo jejum.

BBC News
MQF

Muito tem se falado ultimamente sobre fazer jejum. Ouvimos de amigos e familiares que fazem. A professora, o colega de academia, o porteiro do trabalho e a colega de escritório também aderiram. E a prática tem ganhado adeptos também entre as celebridades, que dizem que o jejum faz com que se sintam mais saudáveis.

Mas do que estamos falando exatamente? E é realmente saudável?

1. Como fazer?

De um modo geral, o jejum consiste em abster-se total ou parcialmente de comer ou beber durante um determinado período de tempo, embora bebidas não calóricas sejam permitidas.

Dito isto, há muitas maneiras de se fazer jejum. Por períodos prolongados, por exemplo, como três dias, ou o chamado jejum intermitente, em que se alterna períodos de 24 horas, ou seja, um dia sim, outro não.

Mas a maneira mais simples de fazer jejum é o que chamamos de alimentação restrita por tempo. Nesse caso, come-se todos os dias, mas reduz-se o número de horas dedicadas à alimentação.

Por exemplo, podemos concentrar todas as nossas ingestões diárias em um período de 10 horas e fazer jejum nas 14 horas restantes. Ou, uma opção mais rigorosa, como alimentar-se dentro de um período de 8 horas e abster-se durante as 16 restantes.

2. O que acontece com o metabolismo durante o jejum?

O período de jejum deixa as células sem sua principal fonte de energia: os nutrientes, especialmente os açúcares. Nossas células são então forçadas a se adaptar à situação e, consequentemente, o organismo modifica o metabolismo para procurar outros meios de obter a energia necessária.

Acontece assim: enquanto as células reduzem sua atividade, o fígado adapta o metabolismo e fabrica compostos químicos chamados corpos cetônicos como fonte alternativa de energia. Isso faz com que o nosso tecido adiposo libere as reservas de gordura armazenadas.

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2024/02/6803040-5-perguntas-sobre-o-jejum-e-como-ele-pode-melhorar-nossa-saude.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 23 de Julho de 2024