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Comportamento Sexta-feira, 13 de Junho de 2025, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025, 08h:30 - A | A

desempenho diferenciado

Dificuldades técnicas e racismo atrasam identificação de superdotados

No Brasil, apenas 0,5% a 2% dos estudantes são formalmente identificados como superdotados, o que está muito abaixo da prevalência global

Metrópoles
MQF

*O artigo foi escrito pela professora Vera Lucia Messias Fialho Capellini, que também é diretora da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e publicada na plataforma The Conversation Brasil.

Estudantes com superdotação são aqueles que revelam desempenho diferenciado em áreas como criatividade, pensamento original e rapidez de aprendizagem. Estima-se que entre 3% e 5% da população apresentem altas habilidades/superdotação (AH/SD, sigla em português), independentemente de gênero, classe social ou etnia.

No Brasil, apenas 0,5% a 2% dos estudantes são formalmente identificados como superdotados, o que está muito abaixo da prevalência global. Em grande parte, isso se deve à carência de recursos, formação docente inadequada e lacunas nos programas de enriquecimento curricular. Há também vieses de gênero e raça.

A falta de identificação e de atendimento adequado a esses indivíduos representa uma séria dificuldade no contexto educacional brasileiro, como atestam dados do último Censo Escolar.

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, 14 de Junho de 2025