Você já deve ter escutado a frase “um gesto vale mais do que mil palavras”, certo? Uma pesquisa não apenas confirmou esse ditado popular como descobriu que as mulheres preferem pequenos atos de serviço — como ajudar com tarefas domésticas ou cozinhar uma refeição — a expressões verbais de afeto, como “eu te amo” ou “estou aqui para você”, em comparação com os homens.
Um estudo recente publicado na Evolutionary Psychological Science mostrou que esses comportamentos simples, às vezes ignorados, podem ter um significado mais profundo do que apenas conversas doces, especialmente durante os primeiros estágios de um relacionamento.
Na pesquisa, que envolveu 513 adultos heterossexuais na China, os pesquisadores estavam particularmente interessados em analisar a importância de “palavras doces” versus “ações doces”. As primeiras, segundo o estudo, incluem frases como: “Sinto sua falta”, “Eu te entendo”, ou encorajamento verbal. Já as atitudes fazem referência a gestos pequenos, mas tangíveis, como ajudar com tarefas ou cozinhar uma refeição.
Continue lendo Metrópoles