A deputada estadual Janaina Riva (MDB) enalteceu a postura da prefeita de Várzea Grande diante da oscilação de energia elétrica que atingiu o Pronto-Socorro municipal na madrugada desta quinta-feira (4). Em entrevista, a parlamentar avaliou a decisão imediata de mobilizar uma força-tarefa para transferir pacientes e manter o atendimento de urgência como assertiva, o que segundo ela demonstra a responsabilidade e liderança da prefeita.
“É exatamente isso que se espera de um gestor em momentos de crise, que foi o que ela fez ao agir com rapidez, montar uma força-tarefa e priorizar a vida das pessoas. A prefeita demonstrou sensibilidade e firmeza ao enfrentar o problema de frente, garantindo que os pacientes fossem assistidos com segurança”, destacou Janaina.
A parlamentar reforçou que atitudes como essa fortalecem a confiança da população no poder público. “A população precisa saber que, quando algo inesperado acontece, terá gestores preparados para dar respostas à altura. Esse é o exemplo que a prefeita de Várzea Grande deu”, completou.
Segundo a deputada, o episódio reforça a necessidade de atenção permanente à infraestrutura hospitalar e de integração entre município, estado e a concessionária de energia, para que situações emergenciais como essa sejam evitadas.
Ao todo, 19 pacientes adultos internados nas UTIs foram transferidos para unidades hospitalares de Cuiabá. Seis para o Hospital Metropolitano, um para a Santa Casa, um para o Hospital Júlio Müller, sete para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e 1 para o Pronto-Socorro de Cuiabá.
Outros três pacientes, que já apresentavam quadro clínico estável, e estavam com transferência previamente programada, foram remanejados internamente para a enfermaria.
Também houve remoções na UTI Neonatal e na ala pediátrica: um recém-nascido de 15 dias foi transferido para o Hospital Santa Helena, uma criança seguiu para o HGU e duas foram encaminhadas ao HMC.