facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quarta-feira, 25 de Outubro de 2023, 14:41 - A | A

Quarta-feira, 25 de Outubro de 2023, 14h:41 - A | A

edição 2023

Casa Cor Mato Grosso: O encontro da natureza e da arquitetura sob a chuva abençoada de Cuiabá

Assessoria
MQF

Na noite de terça-feira, 24 de outubro, o cenário estava preparado para a abertura oficial da CASACOR Mato Grosso 2023, uma mostra de arquitetura e design que promete uma experiência única sob o tema "Corpo e Morada". Esta aguardada exposição, com 33 ambientes, não apenas revela a visão criativa de talentosos arquitetos, designers e artistas, mas também se torna um testemunho da relação profunda entre a natureza e a vida cotidiana em uma região onde o meio ambiente é parte integrante da cultura.

A noite de abertura não poderia ter começado de forma mais simbólica.
Uma forte chuva abençoou a calorosa Cuiabá, trazendo alívio à temperatura escaldante que havia dominado a cidade. Essa chuva não só refrescou a atmosfera, mas também trouxe vida e esperança, especialmente quando reservas estaduais têm sofrido com incêndios devastadores. Os arquitetos, designers e artistas da mostra não perderam a oportunidade de destacar a importância das águas cuiabanas em seus projetos, demonstrando uma conexão genuína com a realidade local.

Logo na entrada da CASACOR, os visitantes são recebidos por um espelho d'água, que representa os rios da região, as águas cuiabanas e o cascalho característico. O paisagismo é deslumbrante e pequenas ilhas convidam os visitantes a sentar-se confortavelmente e desfrutar do ambiente. Cadeiras e mesas feitas com troncos de árvores realçam a atmosfera natural do espaço.

Contudo, o que mais se destaca são as obras do talentoso artista plástico mato-grossense Adriano Figueiredo, feitas com cinzas recolhidas das queimadas do Pantanal em 2020. Elas servem como uma lembrança poderosa das complexas relações entre o ser humano e o meio ambiente, bem como um apelo à consciência ambiental. Os lustres caurim remetem às tradições regionais, completam a atmosfera única.

O ambiente de entrada para imersão na mostra, assim como a bilheteria e a recepção, foram cuidadosamente planejados pelos arquitetos Chrytian Marques e Leonidas Fagiolli, da Coloiado Arquitetura, que souberam integrar a beleza natural do local com elementos contemporâneos e conceituais.

Dr. Wilson Garcia, médico que visitou a mostra, compartilhou suas impressões sobre a exposição: "A chuva que abençoou Cuiabá na noite da abertura da CASACOR foi um símbolo de renovação e esperança. Ver a maneira como os arquitetos e artistas souberam incorporar a natureza e os desafios ambientais da região em suas criações é inspirador. A mostra é uma celebração da resiliência da natureza e da criatividade humana".

O casal Aline e Clóvis Pereira também esteve presente na abertura da mostra e ficou maravilhado com a fusão de design e ambiente natural. Aline compartilhou sua emoção. "A CASACOR Mato Grosso é um verdadeiro espetáculo de criatividade. O modo como a chuva e as questões das queimadas se encaixaram perfeitamente na temática é notável. Mal podemos esperar para voltar com amigos para desfrutar da gastronomia e dos drinks que a mostra promete".

A CASACOR Mato Grosso 2023 é uma celebração da arquitetura, da natureza e da cultura local e promete encantar os visitantes até o dia 10 de dezembro. É um lembrete de que, mesmo em meio às adversidades, a criatividade e a beleza podem florescer, inspirando a cuidar melhor do nosso planeta e das maravilhas que ele oferece.

Serviço:

CASACOR Mato Grosso 2023
Quando: de 24 de outubro a 10 de dezembro
Onde: Rua das Orquídeas, 98 – Bosque da Saúde
Visitação: De terça a domingo das 15h às 22 h (fechado no Dia de Finados)
Bilheteria virtual: https://appcasacor.com.br/events/mato-grosso-2023

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024