facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, 15:35 - A | A

Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023, 15h:35 - A | A

Calor extremo

Prefeitura de Cuiabá reduz expediente e adota medidas para proteger saúde dos servidores da limpeza urbana

Assessoria
MQF

Os servidores da limpeza urbana de Cuiabá terão redução temporária da jornada de trabalho, a partir desta quarta-feira (27). A medida foi anunciada nesta terça-feira (26) pelo prefeito Emanuel Pinheiro e regulamentada pela Decreto n° 9.800. Os horários diferenciados abrangem as equipes itinerantes, de varrição da área central, de zeladoria, cata-treco e bolsão de lixo.

Somado a isso, a também está assegurado o fornecimento de água, protetor solar e outras providências necessárias para garantir o bem-estar durante a execução dos serviços. O decreto será publicado na próxima edição da Gazeta Municipal e as medidas valerão enquanto perdurar o estado de intensa onda de calor.

"Por uma questão de respeito aos nossos trabalhadores e trabalhadoras adotei essa medida de resguardo, de direito, de proteção. Determinei ainda que todas as equipes tenham fornecimento de água assegurado. O momento exige atenção e uma gestão que pauta-se pela humanização não poderia agir de outra forma", declarou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A iniciativa tem como objetivo principal resguardar a saúde dos trabalhadores que desempenham papel essencial no cuidado da cidade, reduzindo os riscos doenças. A determinação do prefeito leva em consideração o aumento expressivo da temperatura, ocasionado pela intensa onda de calor que atinge todo o país.

Além disso, nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que, em 2023, Cuiabá registou o inverno mais quente dos últimos 63 anos e alertou para a continuidade das altas temperaturas. O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, reforça que a iniciativa atende, exclusivamente, as equipes que atuam nas ruas e outros espaços públicos. 

"Essa medida, planejada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, vai abranger mais de 300 servidores que atuam nas ruas, praças, parques e outros equipamentos públicos. É importante destacar que a área administrativa da Limpurb continua com seu funcionamento normal, sem qualquer tipo de alteração no horário de expediente", pontua Júnior.

Conforme Circular n° 070/2023, elaborada pela Limpurb com base no Decreto n° 9.800, a alteração temporária da jornada de trabalho funcionará da seguinte forma:

Equipe Itinerantes: das 6h às 11h30.

Equipe Varrição (centro): das 6h às 11h30 e das 16 às 21h.

Equipe Zeladoria: das 6h às 11h30 e das 14h às 16h.

Equipe Cata-treco: das 6h às 11h30 e das 14h às 16h.

Equipe Bolsão de Lixo: das 6h às 11h30 e das 14h às 16h.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024