facebook instagram youtube whatsapp

Opinião Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023, 08:12 - A | A

Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023, 08h:12 - A | A

Fellipe Valle

Joanete. Uma preocupação que vai além da estética

Fellipe Valle
MQF

Joanete é um calo ósseo que se forma na base do dedo grande do pé.  O nome científico é Halux Valgo, pois o famoso dedão tem o nome de Halux e o que ocorre com o osso, que vai se deslocando para fora, é chamado de valgismo. Isto faz com que a ponta do dedo seja puxada em direção aos outros dedos e a articulação fique mais pra fora formando o calo.

As causas para que o joanete ocorra são:

O uso de calçado apertado, e nesse quesito destacam-se os sapatos de salto alto, pois além de serem apertados, eles têm um formato triangular na frente e apresentam o salto que aumenta a carga sobre a região anterior do pé.

Condições anatômicas congênitas como o formato do pé, posição dos ossos, inclinação da articulação, pé plano e aumento da frouxidão ligamentar. E também podem ser desencadeados por outras doenças como as reumáticas.

O diagnóstico clínico do joanete está baseado na constatação do desvio em valgo do hálux, acompanhado da presença de massa que se projeta medialmente, na altura da articulação. A pele pode apresentar sinais inflamatórios locais, espessamento da camada queratinizada ou mesmo ulcerações.

Além da deformidade a pessoa pode cursar com dor no local e dificuldade de usar calçados. O tratamento envolve o uso de calçados menos apertados na frente, medicações para analgesia e fisioterapia. O uso de órtese pode ser empregado principalmente nas fases iniciais, porém com pouco efeito na resolução do quadro, atuando melhor na prevenção do agravamento.

Para os casos de dor persistente acarretando dificuldade de locomoção, a cirurgia pode ser realizada. E o objetivo dela é alinhar o osso e remover o calo.

A forma principal para se evitar este problema é utilizar calçados confortáveis e evitar o uso demasiado desalto alto.

Comente esta notícia

, 12 de Dezembro de 2024