facebook instagram youtube whatsapp

Política Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 16:50 - A | A

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 16h:50 - A | A

PARCERIA com a AL

Kalil compra novas ambulâncias e aquisição irá fortalecer a saúde de Várzea Grande

Um importante evento reforçou a colaboração entre o deputado estadual Paulo Araújo e a administração municipal de Várzea Grande, com a entrega de cinco ambulâncias totalmente equipadas. O prefeito Kalil Baracat e o secretário de saúde municipal, Gonçalo de Barros, receberam os veículos, representando um passo significativo no fortalecimento do sistema de saúde do município e anunciaram que o município também está adquirindo com recursos próprios mais uma ambulância o que vai assegurar as unidades de urgência e emergência veículos apropriados para o transporte de pacientes.


As emendas no valor de R$ 1,3 milhões destinadas pelo deputado Paulo Araújo e mais contrapartida de recursos próprios do Tesouro Municipal, possibilitaram a aquisição de ambulâncias que serão fundamentais para atender a população de Várzea Grande. Três ambulâncias de tamanho maior serão destinadas aos setores secundário e terciário do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade (Unidades de Pronto-Atendimento-UPAS, Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e Maternidade), enquanto as três restantes, de tamanho menor, reforçarão o sistema primário de saúde.


“O mais importante está em prestar um bom serviço no atendimento as pessoas e suas necessidades, por isso, quando se vê o esforço de diversos setores públicos como a Assembleia Legislativa através de seus deputados e a Prefeitura de Várzea Grande, unidos, na busca de solução para os anseios populares, nossas expectativas se tornam mais do que positivas. Desde quando assumi não tem faltado por parte da Assembleia Legislativa e dos deputados estaduais apoio, principalmente na saúde e em obras estruturantes”, disse o prefeito Kalil Baracat, sinalizando que sempre o Tesouro Municipal tem colocado contrapartida nos recursos públicos recebidos.


Já para o deputado Paulo Araújo destacou a parceria entre ele e o prefeito Kalil Baracat, assim como outros membros do grupo político. "Reforçando aqui a parceria com o nosso prefeito Kalil Baracat e com o nosso grupo político, vereadores Alessandro e vereador Emerson, que me solicitaram através das demandas da sociedade, conseguimos destinar aqui um milhão e trezentos mil reais. Graças a Deus, com a contrapartida da Prefeitura, nós conseguimos nesse momento adquirir cinco grandes ambulâncias para atender a saúde pública em Várzea Grande".


O prefeito Kalil Baracat expressou sua gratidão ao deputado Paulo Araújo pela destinação dos recursos para a saúde de Várzea Grande. "Agradeço ao deputado Paulo Araújo por mandar os recursos para a saúde de Várzea Grande. A gente licitou, colocamos a contrapartida do município e adquirimos cinco novas ambulâncias para atender a nossa população e estamos adquirindo uma sexta ambulância para fazer frente as necessidades da população”.


O gestor municipal também pontuou sobre o município ser premiado por bons índices de vacinação e agradeceu à sua equipe. “A premiação se deve aos servidores da Prefeitura que se empenharam e a gente teve um sucesso na vacinação do nosso município. Eu dedico essa premiação a todos os servidores que participaram, que se doaram, muitos perderam até as vidas frente Covid”.


Gonçalo de Barros, secretário de saúde municipal, detalhou a aplicação dos recursos e as necessidades da cidade. "Inicialmente essas ambulâncias seriam tipo 1, mas não estariam suprindo a nossa necessidade, então a gente mudou para duas avançadas e mais três médias e aí nós vamos comprar com contrapartida do município uma terceira ambulância avançada, totalizando seis novos veículos. Isso pela necessidade e via pregão eletrônico, é bom que fique registrado, ela custa R$ 305 mil reais e tem todo o aparato necessário para atender as nossas necessidades”.


O vereador Enfermeiro Emerson, ressaltou a importância das novas ambulâncias, especialmente as maiores, para atender emergências e transferências de pacientes graves. "Sendo que as ambulâncias que nós tínhamos faziam transporte de pacientes de unidade de saúde para UPA, pronto-socorro, e do pronto-socorro para fazer exame em outras unidades. A transferência de pacientes, eram feitas em ambulâncias muito pequenas, agora, com essas ambulâncias avançadas, grandes, com oxigênio e materiais prontos para qualquer tipo de transporte de pacientes graves, estamos mais preparados".


O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pedro Paulo Tolares, elogiou a colaboração entre o deputado Paulo Araújo e a prefeitura. "Começamos a semana com grande alegria, recebendo a aquisição dessas ambulâncias para o nosso município. Ambulâncias essas de parceria com o deputado Paulo Araújo. A ambulância é um instrumento de grande relevância para os munícipes. Entendemos que investir na saúde é investir na qualidade de vida para as pessoas".


Marcos Quaresma, presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfatizou a importância das ambulâncias para o atendimento da população de Várzea Grande e a necessidade de mais veículos para fortalecer a rede de atendimento. "Essas cinco ambulâncias já estavam prometidas e aprovadas pelo Conselho desde o ano passado. Já sabemos que está vindo mais uma. Em todas as ações como estas que ampliam e beneficiam o atendimento da população na área de saúde o Conselho apoia e acompanha de perto como está sendo distribuído e como está sendo utilizado", disse.


A entrega das ambulâncias é um passo significativo para melhorar o atendimento de saúde em Várzea Grande, beneficiando a população e reforçando a parceria entre o poder Legislativo Municipal, Estadual e o Executivo no município.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 25 de Maio de 2024