facebook instagram youtube whatsapp

Política Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023, 09:54 - A | A

Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023, 09h:54 - A | A

reduzir tempo de espera

Kássio propõe PL para aperfeiçoar classificação de risco nas unidades de saúde

Assessoria
MQF

O vereador Kássio Coelho (Patriotas) propôs um Projeto de Lei que pretende aperfeiçoar o sistema de classificação de doentes nas unidades de Saúde da Capital, buscando reduzir o tempo de espera.
 
Pela proposta, quem for classificado como vermelho necessita de atendimento imediato, em 10 minutos serão atendidos quem está com a pulseira laranja. Os que forem classificados como amarelo podem ser atendidos em até 50 minutos embora seja urgente. Aqueles classificados como a cor verde (pouco urgente) poderão aguardar até 2 horas de atendimento ou ser encaminhados para outros serviços de saúde. Os casos não urgentes (Azul), com até 4 horas de espera podem aguardar ou ser encaminhados para outros serviços de saúde. 
 
Ele argumenta que como o Sistema Único de Saúde (SUS) prevê uma organização adequada das prioridades, podem-se encaminhar pacientes para outras unidades médicas, de maneira que a demanda pode ser compartilhada entre as unidades médicas próximas, se for o caso. Além disso, com a diminuição do risco clínico, evita-se o uso de recursos de urgência advindos da inobservância das condições do paciente antes do agravamento do quadro. 
 
“Com a implantação desta lei, os pacientes também são beneficiados, pois submetidos a esta metodologia de classificação de risco, eles estão assegurados que não correrão risco de vida, e, além disso, ele terá uma previsão média do tempo que levará para obter atendimento, diminuindo a expectativa. Ademais, o uso desta lei é a garantia de oferta de um serviço homogêneo, tendo em vista que, independentemente do horário, do dia da semana ou do profissional que estará de plantão, a instituição de saúde terá a mesma padronização no atendimento”.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 17 de Junho de 2024