facebook instagram youtube whatsapp

Geral Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 11:03 - A | A

Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 11h:03 - A | A

BAIRRO TRÊS BARRAS

Ação conjunta resgata cavalo vítima de abandono e maus-tratos em Cuiabá

Da Redação
MQF

A Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA) resgataram, na manhã desta segunda-feira (15), um cavalo vítima de maus-tratos no bairro Três Barras, em Cuiabá.

O animal foi encontrado em um canteiro da via visivelmente abandonado. Estava debilitado e apresentava marcas que indicam possível agressão com chicote.

Conforme a secretária da Ordem Pública, Juliana Palhares, a fiscalização acompanhou a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, na tentativa de identificar o tutor do animal. Foram realizadas buscas na vizinhança, porém ninguém soube informar quem seria o responsável pelo cavalo. “Unimos esforços. A Sorp esteve aqui para tentar identificar o tutor e responsabilizá-lo administrativamente por esse abandono, enquanto o Bem-Estar Animal conseguiu providenciar o resgate”, relatou Palhares.

A diretora Morgana contou com o apoio da Sociedade Hípica Brasileira para realizar o transporte do cavalo até o atendimento veterinário. A Universidade de Cuiabá (Unic) será responsável pelos cuidados clínicos. Ela agradeceu o apoio das instituições e do secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão, responsável pela articulação da ação. “Nosso papel agora é encaminhá-lo para a clínica, realizar todos os exames necessários e, posteriormente, caso esteja apto, buscar um lar para ele. A atuação conjunta entre as secretarias é essencial para resolver o que é mais importante: a causa animal”, destacou a diretora.

A denúncia de maus-tratos foi encaminhada por um munícipe por meio do contato (65) 99207-4318, da Diretoria de Bem-Estar Animal, bem como pelo canal Web Denúncias, disponível no site da Secretaria de Ordem Pública: https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, que permanece aberto para o recebimento de denúncias da população.

Comente esta notícia

, 16 de Setembro de 2025