facebook instagram youtube whatsapp

Política Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 10:19 - A | A

Terça-feira, 04 de Novembro de 2025, 10h:19 - A | A

Saúde Pública

ALMT debate estadualização do Hospital de Câncer em audiência pública no dia 11

Assembleia Legislativa realizará audiência no dia 11 para discutir proposta de estadualização do Hospital de Câncer de MT

Da Redação
MQF

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai realizar no dia 11 de novembro, às 14h, uma audiência pública para discutir a proposta de estadualização do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan). O debate foi solicitado pelo deputado estadual Dr. João (MDB), por meio do Requerimento nº 674/2025, aprovado durante a 70ª Sessão Ordinária.

O evento ocorrerá no auditório Milton Figueiredo, na sede da ALMT, e reunirá representantes do poder público, entidades médicas, órgãos de controle e a direção do hospital. Entre os convidados estão o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Diogo Leite Sampaio; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Marco Antônio Norberto Felipe; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo.

De acordo com Dr. João, integrante da Comissão de Saúde da ALMT, o objetivo é encontrar alternativas para garantir o pleno funcionamento do hospital, que tem enfrentado dificuldades estruturais e financeiras, apesar do aumento do repasse estadual anunciado em 2024.

“O Hospital de Câncer é uma instituição essencial, que salva vidas todos os dias, mas está sobrecarregado. Recebemos denúncias de pacientes e profissionais sobre falta de insumos, exames suspensos e equipamentos quebrados. A estadualização pode ser um caminho, mas o que precisamos é de uma solução definitiva para o atendimento oncológico em Mato Grosso”, afirmou o deputado.

O parlamentar reforçou que parte dos compromissos assumidos pela Secretaria de Estado de Saúde ainda não foi cumprida, como a ampliação do pronto atendimento e a modernização dos equipamentos.

“Não é possível que um hospital desse porte tenha pacientes fazendo vaquinha para comprar cateter ou viajando quilômetros para encontrar equipamentos quebrados. Essa situação é desumana e precisa ser corrigida com urgência”, completou.

A audiência será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da TV e Rádio Assembleia, com participação aberta a autoridades, profissionais da saúde e sociedade civil.

“Nosso compromisso é com a vida e com a saúde do cidadão. Vamos ouvir, propor e agir para que o Hospital de Câncer volte a oferecer um atendimento digno, de qualidade e com eficiência”, concluiu Dr. João.

  >> ACESSE NOSSO CANAL DO WHATSAPP <<  

Comente esta notícia

, 08 de Novembro de 2025