Uma nova moda entre as influenciadoras dos Estados Unidos ligou o alerta vermelho em especialistas pelo potencial risco a saúde. Trata-se do uso e consumo do óleo de mamona, ou rícino. A imprensa norte-americana já pondera cuidados com o produto, alertando para o risco de "explosão de diarreia" caso ingerido de maneira imprópria.
A "trend" indica que o óleo pode ser consumido para ajudar a limpar o corpo. Anteriormente, o óleo de mamona era usado para alguns tipos de tratamento — como a constipação —, mas deixou de ser aconselhado por questões de segurança. Por isso, a ingestão não é recomendada.
De acordo com a dermatologista Iwyna França, o uso prolongado ou excessivo de óleo de rícino como laxante pode levar a desequilíbrios eletrolíticos e desidratação.
"Quando usado como laxante, pode causar cólicas, diarreia, náusea e desidratação. O uso prolongado ou excessivo pode interferir nos níveis hormonais. Se usado na gravidez pode induzir contrações uterinas, sendo potencialmente perigoso para grávidas", conta.
Leia mais: