facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 16:10 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 16h:10 - A | A

PESQUISA APONTA

Porque fertilidade do casal diminui com prática de exercícios físicos?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em julho de 2023, a infertilidade atinge de 10% a 15% dos casais em idade fértil

Estado de Minas
MQF

Pesquisas recentes da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva indicam que os exercícios físicos moderados (caminhadas, corridas leves) ajudam mulheres a engravidarem mais rapidamente.
Por outro lado, os esportes de alta intensidade, como aqueles praticados por atletas, podem ocasionar uma redução na fertilidade por meio do bloqueio de vias hormonais importantes para os processos reprodutivos. Portanto, o excesso de atividade física pode diminuir as chances de gravidez.

 

Esses estudos apontam ainda que o sedentarismo e a obesidade também são causas de diversas comorbidades que afetam a saúde incluindo alterações na fertilidade. Em primeiro lugar, os exercícios auxiliam na obtenção de índice de massa corporal (IMC) adequado, pois mulheres acima do peso apresentam ciclos menstruais anormais, aumento dos níveis de estrógenos (hormônios que regular o ciclo menstrual) e fertilidade reduzida.

Ou seja, casais que estão tentando engravidar e passam por algum método de reprodução assistida podem sim fazer exercícios físicos regulares, desde que de leves a moderados e com orientação médica pois é preciso tomar cuidado com a intensidade dos exercícios físicos.

Os exercícios sob supervisão médica ajudam a uma maior produção de serotonina, hormônio do prazer, ao mesmo tempo em que permite modulação do estresse, por meio da diminuição dos níveis de cortisol.
O estresse nos homens por exemplo, causa processos fisiológicos que podem interferir na produção de hormônios reprodutivos importantes, além de favorecer o surgimento de proteínas inflamatórias que prejudicam a qualidade do esperma.

 

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/01/6792103-porque-fertilidade-do-casal-diminui-com-pratica-de-exercicios-fisicos.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 23 de Julho de 2024