Os sojicultores de Mato Grosso têm até o dia 15 de fevereiro para realizar o cadastramento das unidades de produção de soja junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). O procedimento é obrigatório e pode ser feito de forma on-line, por meio do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (Sisdev).
Além da opção digital, o produtor também pode procurar atendimento presencial em uma das 141 unidades do Indea espalhadas pelo Estado ou solicitar apoio via WhatsApp, disponível nas unidades regionais.
No momento do cadastro, é necessário informar a área total plantada, localização geográfica da lavoura, variedade cultivada, entre outros dados técnicos. O produtor que deixar de cumprir a exigência dentro do prazo legal estará sujeito à multa de 10 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), que em janeiro corresponde a R$ 2.543,60.
Na safra 2024/2025, foram cadastradas 16.319 unidades de produção, envolvendo 8.993 produtores, que declararam mais de 11,3 milhões de hectares de área plantada. As informações consolidadas ficam disponíveis ao público por meio do link “Áreas de Plantio por Safra”, no site do Indea.
Até esta segunda-feira (26), já haviam sido cadastradas 8.175 unidades de produção, o equivalente a aproximadamente sete milhões de hectares declarados, pertencentes a 4.697 sojicultores em todo o Estado.


