Orelhas abaixadas, corpo encolhido, cara de coitado e desvios no olhar. Para quem vive com cães, essa é uma cena que certamente já aconteceu após o animal ter tido comportamentos inadequados. Mas afinal, o melhor amigo do homem sabe que aquela situação desagradou o tutor ou isso é apenas uma interpretação humana?
Os cachorros não têm o mesmo conceito de certo ou errado dos seres humanos. Na verdade, eles agem de maneira diferente e aprendem por associação: se uma ação gera uma resposta positiva do tutor, os cães tendem a repetir; se a ação gera algo negativo, evitam.
“Quando a gente diz que ‘ele sabe que errou’, na verdade estamos lendo a reação dos nossos pets com olhos humanos”, explica a veterinária Bárbara Lopes, da clínica Vet Smart, em Brasília.
Por que os cães fazem cara de coitado
A cara de coitado que os cachorros fazem não é arrependimento e nem um pedido de desculpas. A expressão é um conjunto de sinais de apaziguamento – respostas naturais à linguagem corporal, tom de voz e expressão facial do dono. A verdade é que a carinha de culpa mostra que o cão está reagindo ao clima emocional do momento.
Continue lendo Metrópoles