O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), manifestou preocupação com a queda na cobertura vacinal infantil no estado após a confirmação de um caso de sarampo em Várzea Grande nesta semana. A doença foi diagnosticada em um menino de 9 anos, o que acendeu o alerta das autoridades de saúde.
Mendes lamentou a falta de comprometimento de parte da população em manter o calendário de vacinação atualizado. “As pessoas parecem perder um pouco o interesse em vacinar seus filhos, é muito lamentável. A vacinação é uma responsabilidade dos municípios e dos pais em levar seus filhos para vacinar. Nós estamos atentos a isso”, afirmou.
O governador destacou que, embora a produção e a distribuição das vacinas sejam responsabilidade do Governo Federal e dos estados, cabe às prefeituras executar as campanhas e garantir a aplicação das doses. Segundo ele, o Estado vai cobrar resultados e apoiar os municípios para ampliar a imunização.
“Vamos apertar os municípios, colaborar com eles e divulgar amplamente para que a população busque a vacinação. Precisamos garantir que doenças já erradicadas não voltem a ameaçar nossas crianças”, concluiu Mauro Mendes.