facebook instagram youtube whatsapp

Juris Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025, 10:06 - A | A

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025, 10h:06 - A | A

Quinto Constitucional

OAB-MT define lista sêxtupla paritária para vaga no TJMT; veja os nomes

Seis advogados e advogadas disputarão indicação ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional

Kamila Tomazi
MQF

O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) definiu, nesta sexta-feira (10), a lista sêxtupla da advocacia para o preenchimento da vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pelo Quinto Constitucional.

Os seis nomes escolhidos, respeitando o critério de paridade de gênero, são:
• Ricardo Almeida
• Dauto Passare
• Sebastião Monteiro
• Jamille Adamczyk
• Juliana Zafino
• Michele Dorileo

A lista será enviada ao Tribunal de Justiça, que selecionará três nomes para encaminhar ao governador Mauro Mendes, responsável por nomear o novo desembargador.

 

Processo de escolha

A sessão pública de arguição foi aberta pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, que agradeceu aos conselheiros e diretores pela condução do processo.

“Peço uma salva de palmas a todos vocês, com meu agradecimento por fazerem parte deste momento histórico, e estendo os cumprimentos a todos os candidatos e às candidatas”, disse.

Durante a sessão, foram analisados um recurso interposto pela candidata Dione Almeida e três impugnações apresentadas pela advogada Daniela Echeverria contra as candidaturas de Angelize Neiverth, Jamille Adamczyk e Rosana Ramires. Por decisão unânime, todas foram mantidas na disputa.

Após a arguição, os candidatos responderam aos questionamentos da banca e a votação foi realizada de forma eletrônica, com o resultado divulgado imediatamente.

 

Paridade de gênero e representatividade

A presidente Gisela Cardoso destacou o número expressivo de mulheres inscritas e o avanço da paridade de gênero adotada pela instituição.

“Esta é a segunda vez consecutiva que a OAB-MT adota a paridade no Quinto Constitucional. É uma evolução na garantia de direitos e no fortalecimento do processo democrático, que reflete dentro da nossa instituição e na sociedade”, afirmou.

Ao encerrar a sessão, Gisela reforçou o compromisso da entidade com a representatividade da advocacia no Poder Judiciário.

“A OAB-MT encaminhará a lista sêxtupla que reflete a vontade da advocacia mato-grossense”, concluiu.

Comente esta notícia

, 13 de Outubro de 2025