facebook instagram youtube whatsapp

Cultura Domingo, 24 de Agosto de 2025, 09:51 - A | A

Domingo, 24 de Agosto de 2025, 09h:51 - A | A

CINEMA MATO-GROSSENSE

Filme cuiabano conquista Kikito de melhor longa no Festival de Gramado

"Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini, é aclamado em premiação histórica e marca estreia de Xamã no cinema

Roger Perisson - MQF
Brasil

O cinema mato-grossense alcançou um feito inédito com a vitória de “Cinco Tipos de Medo”, longa dirigido, roteirizado e montado pelo cuiabano Bruno Bini, que conquistou o Kikito de Melhor Filme no prestigiado Festival de Cinema de Gramado, edição de 2025. É a primeira vez que uma produção de Cuiabá vence o principal prêmio do evento, considerado um dos mais tradicionais do audiovisual brasileiro.

Além do troféu de Melhor Filme, a obra também foi agraciada com os Kikitos de Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante, este último entregue ao rapper Xamã, que estreia na carreira cinematográfica interpretando o personagem Sapinho — figura sombria e violenta que interfere na vida dos protagonistas. A trama é protagonizada por Murilo (João Vitor Silva), que sobrevive a uma experiência quase fatal e encontra na enfermeira Marlene (Bella Campos) uma chance de recomeçar.

“É uma conquista que ultrapassa o mérito pessoal. É sobre o cinema feito em Mato Grosso ganhar espaço, respeito e visibilidade nacional”, comemorou Bruno Bini, que celebrou a vitória nas redes sociais. A atriz cuiabana Bella Campos, que divide o protagonismo com o rapper, também integra o elenco ao lado de Rui Ricardo Dias (da série Impuros) e Babi Colen.

Ambientado em um bairro periférico, o filme entrelaça a trajetória de cinco personagens cujas vidas são impactadas pela atuação de uma facção criminosa. A narrativa densa e realista tocou o júri e o público de Gramado, evidenciando a força das produções regionais na cena cinematográfica brasileira contemporânea.

A estreia comercial de "Cinco Tipos de Medo" está prevista para 2026, e já é aguardada com expectativa pelos fãs e pela crítica. O reconhecimento do filme não apenas marca um divisor de águas na trajetória de Bruno Bini e de seus intérpretes, como também posiciona Cuiabá no radar nacional do cinema autoral.

 

Comente esta notícia

, 24 de Agosto de 2025