As obras do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande voltaram ao centro do debate público nesta segunda-feira (20). Durante audiência na Assembleia Legislativa, o deputado Lúdio Cabral (PT) criticou a falta de planejamento e cobrou prazos mais claros para a conclusão do projeto.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, garantiu que o modal será finalizado até o fim de 2026, mas o deputado adiantou que seguirá acompanhando de perto o cronograma.
“Virou uma série de várias temporadas”, diz Lúdio
Durante a audiência, Lúdio afirmou que os atrasos e mudanças de planejamento nas obras do BRT revelam desorganização na execução.
“Os problemas que acontecem na execução do BRT são um sinal de falta de planejamento. Já virou uma série de várias temporadas. Era BRT, virou VLT, voltou a ser BRT, e os prazos continuam sendo estourados. O essencial agora é concluir o que está sendo feito, antes de pensar em mudar novamente o modal”, criticou.
Esta foi a segunda audiência pública convocada por Lúdio neste ano para discutir o andamento das obras. A primeira ocorreu em março, logo após a rescisão do contrato entre a Sinfra e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá.
O deputado disse que pretende continuar monitorando o avanço das etapas e convocar novas audiências caso o cronograma não seja cumprido.
Prazos atrasados e novo contrato de R$ 155 milhões
De acordo com o parlamentar, uma das principais preocupações é o atraso nas entregas.
“Uma primeira etapa deveria ter sido concluída em agosto, mas só foi entregue em outubro — o trecho entre o Hospital de Câncer e o Viaduto da Sefaz”, relatou Lúdio.
Outras frentes seguem em andamento, como as obras na Avenida do CPA, em frente ao Pantanal Shopping, e na Avenida da Prainha, entre a Praça Ipiranga e a Avenida XV de Novembro. O prazo para conclusão desses trechos foi estendido até fevereiro de 2026.
O novo contrato, sob responsabilidade do Consórcio Integra BRT — formado pelas empresas Lotufo Engenharia, Guaxe Construtora e Encomind Engenharia — está avaliado em R$ 155,1 milhões.
Ele substitui o contrato anterior, de R$ 132,3 milhões, com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, que executava obras desde 2022 entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a Avenida do CPA, na capital.
Estações devem ficar prontas em 2026
Segundo o secretário Marcelo de Oliveira, a licitação para construção das estações de embarque e desembarque está em andamento. O investimento previsto é de R$ 68,8 milhões, e a entrega dessas estruturas deve ocorrer até junho de 2026.
A estimativa é que, após a conclusão das estações, o corredor exclusivo de ônibus possa começar a operar. No entanto, o secretário informou que a compra dos veículos ainda não tem data definida.
Marcelo também anunciou que a licitação do trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa deve ser lançada em até 45 dias, mas o valor desse contrato ainda não foi divulgado.
Cobrança por medidas para amenizar o trânsito
Além da execução das obras, Lúdio cobrou que a Prefeitura de Cuiabá adote medidas emergenciais para reduzir os impactos no trânsito durante a execução do BRT.
“É uma questão de planejamento. A prefeitura precisa melhorar a sinalização, indicar rotas alternativas e manter agentes de trânsito monitorando os trechos afetados. Isso ajudaria a minimizar os transtornos que a população enfrenta diariamente”, destacou.
O parlamentar afirmou que pretende continuar fiscalizando as obras e acompanhar o cumprimento dos prazos, que somam investimentos de mais de R$ 220 milhões apenas nas etapas em andamento.