O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, visitou nesta terça-feira (4) a cidade de Suzhou, na China, considerada um dos maiores polos mundiais de inovação e tecnologia. A ação integra a missão internacional iniciada pelo município para captar investimentos e firmar parcerias estratégicas na área de desenvolvimento urbano inteligente. A comitiva também é composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e pelos vereadores Eduardo Magalhães e Demilson Nogueira.
Durante a visita, o grupo participou de apresentações sobre o modelo de gestão pública de Suzhou, baseado em tecnologia aplicada à administração de serviços urbanos, eficiência energética e sustentabilidade ambiental. A cidade se destaca pela integração de indústrias de alta tecnologia, infraestrutura automatizada e manufatura avançada — áreas que a Prefeitura de Cuiabá busca explorar como referência.
“Conhecer de perto como Suzhou se transformou em um centro global de inovação é uma oportunidade única. Estamos trocando experiências e avaliando como aplicar essas soluções na nossa realidade, com foco em mobilidade, eficiência e qualidade de vida”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.
A agenda incluiu reuniões com empresas especializadas em energia limpa, gestão de resíduos, mobilidade elétrica e indústrias sustentáveis. A comitiva também visitou centros de pesquisa e parques tecnológicos, com foco na articulação de futuras parcerias público-privadas para modernizar serviços e estimular o desenvolvimento econômico de Cuiabá.
No dia anterior, em Beijing, o prefeito reuniu-se com o embaixador do Brasil na China, João Batista, e executivos da CRRC — maior fabricante de modais sobre trilhos e tecnologias de transporte do mundo — para discutir a viabilidade do ART (Autonomous Rail Transit), sistema de transporte elétrico sem trilhos que pode ser adaptado à realidade de Cuiabá.
Encerrando o segundo dia de compromissos, Brunini afirmou que a experiência reforça o compromisso da gestão com uma agenda de inovação e sustentabilidade. “Suzhou é um exemplo do que queremos construir: uma cidade moderna, conectada e preocupada com o meio ambiente”, declarou.
Nesta quarta-feira (5), a comitiva segue para Yiwu, cidade referência no comércio internacional e logística, onde ocorrerão novas reuniões voltadas à ampliação de parcerias econômicas e tecnológicas.



