Preocupada com as mudanças climáticas, a comunidade científica identificou uma série de “pontos de não retorno”, também conhecidos como “tipping points”, que apontam limites críticos no sistema climático ou ecológico. Ultrapassá-los pode desencadear mudanças dramáticas e irreversíveis da Terra — eles são como uma trava invisível que, ao ser acionada, alterará o curso do planeta permanentemente.
Um estudo recente, feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e publicado em abril de 2025 na revista Earth System Dynamics, analisou 16 desses pontos críticos — entre os quais estão o colapso de grandes massas de gelo, a morte de corais tropicais e o desaparecimento de florestas como a Amazônia.
A conclusão é preocupante: considerando as políticas climáticas atuais, há uma probabilidade média de 62% de chegarmos a esses pontos irreversíveis, mesmo com os efeitos adicionais do derretimento do permafrost (camada de solo permanentemente congelada, encontrada em regiões frias como o Ártico e a Antártida) e da degradação amazônica considerados mínimos.
Continue lendo Metrópoles




