A Defesa Civil Municipal de Cuiabá reforçou desde ontem (17), o alerta para a possibilidade de tempestades localizadas e chuvas intensas nas próximas horas. Conforme informações dos órgãos Estadual e Nacional, a capital pode registrar até 60 mm de precipitação nesta terça-feira (18), além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. O aviso, que varia entre os níveis Amarelo, Laranja e Vermelho, conforme a região da cidade, permanece válido até as 12h.
As primeiras ocorrências já começaram a ser registradas. No bairro Dom Aquino, a parede de uma residência desabou e equipes da Defesa Civil permaneciam no local até o fechamento desta edição. Houve ainda queda de árvores em diferentes pontos da cidade e acúmulo momentâneo de água em trechos da Avenida Rubens de Mendonça (CPA), Avenida Fernando Corrêa e no bairro Jardim Tropical. Segundo o órgão, os córregos se mantiveram dentro dos níveis de segurança e não houve registro de ocorrências graves.
“Alguns pontos tiveram acúmulo de água, mas não foi necessária intervenção direta da Defesa Civil”, explicou o secretário-adjunto especial da Defesa Civil Municipal, coronel BM Alessandro Borges. Ele reforçou que, apesar de a intensidade atual da chuva ser considerada média, o momento exige atenção redobrada.
“Estamos em alerta laranja, o que requer cuidado da população. As equipes estão percorrendo todas as áreas suscetíveis a alagamentos e acompanhando o cenário em tempo real”, afirmou.
Monitoramento constante
As chuvas da tarde desta segunda-feira provocaram pontos de acúmulo de água na região central, especialmente em trechos da Avenida da Prainha, onde comerciantes improvisaram barreiras para impedir a entrada da água nos estabelecimentos.
Conforme Borges, os alagamentos registrados são temporários e tendem a reduzir logo após o fim da chuva.
“Não houve vítimas nem ocorrências graves. Tivemos pontos de água acumulada, mas que não impediram o tráfego. Esses episódios são esperados até que as obras do BRT, da Águas Cuiabá e da Sinfra sejam concluídas”, observou.
O secretário reforçou que a Defesa Civil segue monitorando córregos, bairros e áreas de risco, com atualização contínua. “Trabalhamos de forma preventiva. Caso o cenário mude, informaremos imediatamente a população”, garantiu.
Riscos e cuidados essenciais
O alerta aponta risco de alagamentos, queda de galhos e estruturas frágeis, descargas elétricas e redução de visibilidade no trânsito. Borges destaca que o perigo muitas vezes está na chuva fraca.
“A chuva leve mistura com o óleo do asfalto e deixa a pista escorregadia. É quando mais ocorrem acidentes. Já na chuva forte, o maior risco é a visibilidade. Por isso, é fundamental dirigir com prudência”, orientou.
Recomendações da Defesa Civil
Antes da chuva:
— Verificar telhados, calhas e estruturas expostas;
— Limpar calhas;
— Observar árvores próximas à residência.
Durante a chuva:
— Evitar permanecer sob árvores, placas, outdoors e postes;
— Procurar abrigo seguro em caso de ventania;
— Reduzir a velocidade ao dirigir e parar em local protegido se a visibilidade for baixa;
— Não atravessar áreas alagadas.
Depois da chuva:
— Redobrar atenção com fios caídos;
— Verificar muros, barrancos e rachaduras em áreas de risco.
“A prevenção é sempre o melhor caminho. Não há motivo para pânico, mas sim para prudência. Estamos de plantão 24 horas para atender a população”, reforçou Borges.
Canais de emergência
— 193 – Corpo de Bombeiros
— 199 – Defesa Civil
— WhatsApp da Defesa Civil de Cuiabá: (65) 99244-4018
A população também é orientada a manter os cadastros atualizados nos sistemas de alerta.
Trabalho contínuo
Com equipes nas ruas, monitoramento permanente e informações atualizadas, a Defesa Civil de Cuiabá segue atuando para prevenir riscos e garantir a segurança da população durante o período chuvoso.
“Seguiremos atentos até que o alerta seja encerrado. Pedimos que todos se mantenham informados e sigam as orientações”, concluiu o coronel Alessandro Borges.



