facebook instagram youtube whatsapp

Comportamento Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 08h:30 - A | A

eletricidade estática

Saiba por que levamos choque ao encostar em algumas pessoas ou objetos

Fenômeno é causado pelo acúmulo de eletricidade estática, influenciado por fatores como umidade, tipo de material e até o calçado usado

Isabella França - Metrópoles
MQF

Você está no trabalho, caminha tranquilamente até a impressora e, ao tocar no equipamento, leva aquele pequeno choque que te faz recuar. Ou, pior, encosta em um amigo e os dois se assustam. A culpada? Um velha conhecida: a eletricidade estática.

Ela acontece quando há acúmulo de cargas elétricas em um corpo — que pode ser você, sua roupa ou até um objeto — e, no momento do contato com outro corpo que tenha carga diferente, a energia acumulada é liberada de uma vez.

 
“O que chamamos de choque é, na verdade, a descarga dessa diferença de potencial elétrico entre dois corpos. Quando essa diferença é grande o suficiente, o ar, que normalmente isola as cargas, deixa de ser um bom isolante e permite a passagem da corrente”, explica Olavo Leopoldino, diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB).
 
 
O processo mais comum que gera essas cargas no dia a dia é o atrito. É o mesmo princípio que faz os raios riscarem o céu, mas, claro, em uma escala infinitamente menor e muito menos perigosa. Andar com sapatos sobre um carpete sintético, esfregar roupas de tecidos diferentes ou até abrir e fechar portas do carro são situações que criam esse acúmulo de eletricidade.
 
Continue lendo Metrópoles

Comente esta notícia

, 13 de Outubro de 2025