facebook instagram youtube whatsapp

Economia Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 16:00 - A | A

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 16h:00 - A | A

varejo

Confiança dos consumidores atinge menor nível em oito meses

Pesquisa conduzida pelo FGV/Ibre revelou que fatores como juros e endividamento ainda deixam consumidores com o pé atrás ao fazer compras

Raphael Pati/ Correio Braziliense
MQF

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,4 pontos no primeiro mês deste ano e atingiu o menor nível desde maio de 2023, com 90,8 pontos. O levantamento, que é apurado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), ainda revela que o índice recuou pelo quarto mês consecutivo, em 0,6 ponto, se consideradas as médias móveis trimestrais.

A queda de confiança foi observada tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto em relação às expectativas para os próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA) — que também integra a pesquisa — recuou pelo segundo mês consecutivo e já atinge 77,6 pontos, o que representa o menor nível desde julho de 2023. Além disso, o Índice de Expectativas (IE) recuou 2,3 pontos neste mês, e está em 100,2 pontos.

Para a economista do FGV/Ibre, Anna Carolina Gouveia, o resultado deste mês reforça uma tendência de desaceleração iniciada em setembro do ano passado. “O resultado é motivado pela piora das perspectivas sobre a situação atual e das expectativas para os próximos meses, assim como disseminada entre as faixas de renda, com exceção da confiança dos consumidores de renda mais alta, que subiu no mês”, avalia.

 

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/01/6792561-confianca-dos-consumidores-atinge-menor-nivel-em-oito-meses.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024