facebook instagram youtube whatsapp

Geral Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025, 10:08 - A | A

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025, 10h:08 - A | A

EM RIO VERDE (GO)

Atletas mato-grossenses conquistam pódio na Final do Campeonato Brasileiro de Tiro Prático

MQF com Assessoria

Os atletas de Mato Grosso foram destaques na Final do Campeonato Brasileiro de Tiro Prático, realizada no último final de semana, em Rio Verde (GO). O evento encerrou oficialmente a temporada 2025, reunindo os melhores competidores do país após seis etapas disputadas ao longo do ano, nas cinco regiões do Brasil, totalizando um circuito técnico e desafiador.

Ao longo da temporada, cada atleta acumulou mais de 1,5 mil disparos nas provas oficiais, exigindo preparo físico, psicológico e consistência de alto nível. No campeonato de 2025, os mato-grossenses confirmaram a força do Estado no cenário nacional, garantindo múltiplas posições no pódio final.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Prático, Hwaskar Fagundes, o esporte vive um momento de expansão sem precedentes no Brasil, com um crescimento exponencial no número de competidores. “Tivemos o maior Mundial da história, realizado na África do Sul, e isso tornou a disputa por vagas na Seleção Brasileira ainda mais acirrada. A exigência por dedicação, treinamento e participação constante elevou o nível técnico dos atletas”, destacou.

Segundo Fagundes, Mato Grosso acompanhou essa tendência nacional e, com a forte presença de seus competidores ao longo do Campeonato Brasileiro, o pódio de 2025 consolida definitivamente o Estado entre os principais destaques do país.

O desempenho foi ainda mais significativo porque alguns desses atletas — Tábata Claro, Eduarda Araújo, Arthur Toledo, Pedro Munuera e Guilherme Albuquerque — também integraram a Seleção Brasileira de Tiro Prático, que representou o Brasil no Campeonato Mundial realizado, em setembro, na África do Sul, a competição mais importante do calendário internacional de IPSC.

A atleta Tábata Claro, inclusive, foi a brasileira mais bem colocada em sua categoria, Production Damas, durante o Mundial, reforçando a qualidade técnica e o alto nível da equipe mato-grossense. Para ela, em um esporte cheio de burocracias para todos, subir ao pódio é provar que as mulheres podem ocupar espaços com potência e talento no tiro. “Cada conquista abre caminho para mais mulheres”.

Resultados MT da Final do Brasileiro 2025 – OVERALL E CATEGORIAS:
• Pedro Munuera – Vice-Campeão – Production Overall
• Guilherme Albuquerque – 3º Lugar – Open Overall
• Tábata Claro – Vice-Campeã Damas – Production e Classe C Overall
• Eduarda Araújo – Vice-Campeã Damas – Production Optics e Classe B Overall
• Mayara Marques – Vice-Campeã Damas – Open
• José Ângelo Carloto – Campeão Gran Senior – Standard
• Arthur Toledo – Campeão Junior – Production
• Renata Toledo – 3º Lugar Damas – Optics (mãe do Arthur)
• Fernanda Gomes – 3º Lugar Damas – Production
___________
Sobre o IPSC
O Tiro Prático é regido internacionalmente pela IPSC (International Practical Shooting Confederation), organização responsável por promover a modalidade em mais de 100 países. O esporte é estruturado em três pilares — precisão, potência e velocidade — e desafia o atleta a executar pistas dinâmicas que exigem controle emocional, tomada de decisão rápida, segurança e domínio técnico. No Brasil, a modalidade é coordenada pela Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), que organiza competições nacionais e contribui para a formação de atletas de alto rendimento.

Os bons resultados de Mato Grosso confirmam o crescimento consistente do esporte no Estado e mostram a capacidade de seus atletas de competir em alto nível, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

Comente esta notícia

, 02 de Dezembro de 2025