facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023, 15:49 - A | A

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023, 15h:49 - A | A

EDUCAÇÃO

Escola estadual realiza Feira de Profissões para orientar estudantes que farão o Enem

A 1ª Expo Enem acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.10), na quadra de esportes da Escola Estadual João Crisóstomo, em Cuiabá

Assessoria
MQF

A Escola Estadual Professor João Crisostomo de Figueiredo, localizada no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), está promovendo a 1ª Expo Enem, uma feira de ciências e profissões voltada para os estudantes do ensino médio. O evento começou nesta quinta-feira (26.10) e vai até sexta-feira (27.10), na quadra de esportes da escola.

Com a proximidade das provas do Enem, que acontecerá entre os dias 5 e 12 de novembro, a feira busca oferecer informações importantes sobre as diferentes áreas de conhecimento e carreiras profissionais. Os estudantes terão a oportunidade de participar de palestras e demonstrações feitas por profissionais de diversas áreas, como saúde humana e animal, educação, engenharia, direito, administração, entre outras.

“Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem as diferentes possibilidades de formação e carreira, além de tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o processo seletivo de instituições que oferecem cursos universitários ou técnicos”, disse o secretário-adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes.

O diretor da escola, Alex Rufino da Silva, ressaltou que a unidade de ensino está empenhada em proporcionar um ambiente acolhedor aos 750 estudantes divididos entre o ensino fundamental II e ensino médio, visando auxiliá-los na escolha de suas futuras profissões e no planejamento de suas carreiras.

“A expectativa é que a nossa primeira feira seja um sucesso e contribua para o êxito dos estudantes no Enem e na continuidade dos seus estudos”, afirmou.

Interessada pela área da saúde, a estudante Agda Gabriele Oliveira, 15 anos, teve a oportunidade de conhecer os cursos de fisioterapia e enfermagem. Para ela, ter contato com profissionais da área médica reforça o interesse pela atividade que pretende seguir. “Meu sonho é ser médica e está sendo bom ver de perto algumas ações sobre o que mais quero fazer na vida, que é cuidar da saúde de pessoas”, disse. 

Já Alana Cristina, 16 anos, pensa em ter o seu próprio negócio na área de confeitaria. “É uma profissão que me atrai desde criança e, agora no Ensino Médio e me preparando para o Enem, vejo que esse sonho está cada vez mais perto de se realizar”. Para a estudante, empreender em algo que a faz se sentir realizada é uma meta de vida. “Vou ser o que sempre sonhei”.

Esteffany Lorrane, 16 anos, se sente pronta para fazer o Enem e tem diversos planos. Pensa em ser advogada ou tentar carreira como oficial da Polícia Militar.

“O importante é escolher a profissão que me fará bem e não apenas financeiramente”. De acordo com ela, é fundamental fazer escolhas o quanto antes e a Expo Enem está ajudando neste ponto. “Aqui temos contato direto com várias universidades e podemos tirar dúvidas também”.

A Expo Enem também conta com estandes de instituições de ensino técnico e profissionalizante, que mostram as opções de cursos técnicos disponíveis e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, entre elas o Senai, Senac, Unemat, Ceteps – Rede de Ensino Técnico, Unifecaf, Faculdade Fasipe, Super Estágios, além da participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), com a carreta do MT Ciências.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024