A Prefeitura de Várzea Grande obteve aprovação, na Câmara Municipal, do Projeto de Lei nº 303/2025, que trata da recomposição salarial dos profissionais da Educação. De autoria da prefeita Flávia Moretti (PL), a proposta assegura um reajuste global de 30,90% para técnicos e profissionais do magistério, além de garantir o Reajuste Geral Anual (RGA) de 4,30% para o ano de 2028. O texto segue agora para sanção da prefeita.
Para os técnicos da Educação, a recomposição será paga de forma parcelada: 15,45% na folha salarial de dezembro de 2025 e os 15,45% restantes em janeiro de 2027.
Já para os professores e profissionais do magistério, o reajuste de 30,90% será aplicado de forma escalonada, sendo 10,37% em janeiro de 2026, 10,30% em janeiro de 2027 e 10,30% em janeiro de 2028.
A prefeita Flávia Moretti destacou que a aprovação do projeto reafirma o compromisso da gestão com a valorização dos servidores públicos e, em especial, da Educação. Ela lembrou que uma das primeiras medidas adotadas no início do mandato foi a abertura de um canal permanente de diálogo com o Sintep/VG, iniciativa inédita por parte do Executivo municipal.
“Várzea Grande enfrenta, em vários setores, a desvalorização profissional, e assumi o compromisso de mudar essa realidade ainda durante a campanha. Estamos trabalhando na reestruturação de carreiras em praticamente todas as secretarias, com foco na valorização do funcionalismo público”, afirmou a prefeita.
Segundo Moretti, na Educação esse cuidado é ainda mais essencial. “Valorizar o profissional é garantir melhores condições de trabalho, qualidade de vida e, principalmente, um atendimento cada vez melhor à população. Defender o servidor público é também defender os interesses da sociedade”, completou.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, comemorou a conquista e ressaltou que a categoria aguardava o reajuste há mais de oito anos. “Essa valorização é fruto da determinação da gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli, do apoio do Legislativo, do trabalho das secretarias envolvidas e da atuação do Sintep/VG. É uma grande vitória para os profissionais da Educação”, destacou.
Já o presidente do Sintep-VG, Juscelino Dias, ressaltou que o projeto atende a categoria de forma ampla e elogiou o diálogo estabelecido com a administração municipal. “Foram anos de luta até alcançarmos esse resultado. Reconhecemos a sensibilidade da prefeita, o empenho da Secretaria de Educação e o apoio dos vereadores. Esse projeto representa uma conquista coletiva”, afirmou.



