O Governo de Mato Grosso deu mais um passo para estruturar a Gruta da Lagoa Azul, um dos principais atrativos turísticos do distrito de Bom Jardim, em Nobres. O conjunto de intervenções prevê três etapas: asfaltamento da estrada de acesso, construção do receptivo com estacionamento e implantação da trilha que leva até a gruta.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já licitou o projeto de receptivo e estacionamento. O Consórcio Enpa Quadrante foi declarado vencedor, com uma proposta de R$ 3,9 milhões. A assinatura do contrato ainda está em andamento para que as obras sejam iniciadas.
Outra fase do projeto avançou nesta terça-feira (25.11), com a publicação do edital para construção da trilha de acesso, que prevê plataformas de contemplação ao longo do trajeto. A licitação ocorrerá no dia 10 de dezembro, com valor estimado em R$ 941 mil. Já o edital para pavimentação da estrada ainda será lançado.
A proposta é que os visitantes cheguem à atração pela MT-241 e encontrem, no local, estacionamento e um espaço de recepção equipado com lanchonetes, banheiros e área administrativa. A trilha de acesso terá 720 metros de extensão, com nivelamento do piso para garantir estabilidade e segurança aos turistas.
O percurso contará com uma plataforma de contemplação e terminará em um deck metálico na garganta da gruta. Escadas serão instaladas nos trechos de maior inclinação.
Localizada dentro do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, a caverna é considerada uma das maiores cavernas submersas do Brasil, conhecida pelas águas cristalinas e formações de estalactites e estalagmites.



