A Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou, em primeira votação, durante sessão ordinária desta terça-feira (25), o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2026). As duas propostas receberam aprovação unânime dos vereadores e ainda passarão por uma segunda apreciação no plenário antes de seguirem para análise do Poder Executivo.
A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou que este será o primeiro orçamento elaborado por sua gestão. Para 2026, a administração estima uma receita de R$ 2.037.586.692,91. Segundo ela, o planejamento orçamentário reflete compromissos assumidos ao longo da campanha e as demandas apresentadas pela população e pelo Legislativo.
“Todas as peças orçamentárias da nossa gestão preveem importantes obras e ações, como a nova rodoviária, o mercado municipal, a concessão do DAE, a nova maternidade, concurso público, entre outros. Nosso orçamento está alicerçado naquilo que ouvimos nas ruas e nas necessidades identificadas no município, inclusive projetos demandados pelos vereadores”, afirmou a prefeita.
A secretária municipal de Planejamento, Drielli Martinez, ressaltou o empenho das equipes técnicas na elaboração das propostas. “Construímos essas leis com muita seriedade. Estamos projetando uma Várzea Grande para o futuro, e esse planejamento é essencial para atender as reais necessidades da nossa população”, disse.
O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, lembrou que todo o processo orçamentário contou com participação popular. “As peças foram elaboradas a partir das andanças da prefeita pelo município e também foram apresentadas à população por meio de audiências públicas”, reforçou.
O PPA estabelece as diretrizes gerais, prioridades de investimento e metas da gestão para o período de quatro anos. A LDO define os objetivos e prioridades de gastos para o exercício de 2026, servindo de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).



