O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) lamentou a falta de cronograma da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a convocação dos aprovados no concurso público do órgão, realizado em abril deste ano e homologado em julho. Em audiência na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (13), Lúdio lembrou que a secretaria não realizava concurso havia 22 anos e que 406 aprovados aguardam o chamamento para tomar posse.
"O resultado do concurso já foi homologado e ainda não se sabe quando vai nomear, quem será nomeado e para onde serão nomeados. Isso é lamentável", respondeu Lúdio à imprensa, após a audiência pública convocada pela Comissão de Saúde da ALMT.
Lúdio ainda lembrou que as vagas disponibilizadas no concurso realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) representam apenas 5% da necessidade que havia sido identificada em 2011, quando 7,8 mil cargos estavam vagos na Saúde estadual.
"Nós vamos seguir o nosso trabalho de cobrar do Estado a nomeação dos aprovados, até porque o número de classificados é muito maior. Como há vagas disponíveis, defendo que sejam nomeados todos os 7 mil classificados até preencher todas essas vagas existentes na saúde estadual", disse Lúdio.
Durante a audiência, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que ainda vai se reunir com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para buscar autorização para a nomeação dos aprovados. "Vou apresentar a demanda que temos nos perfis estratégicos necessários dentro dessas 406 vagas, em áreas primordiais", respondeu Figueiredo após ser questionado por Lúdio.
O concurso da SES disponibilizou 406 vagas para cadastro de reserva em cargos de profissional técnico de nível médio em Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de profissional técnico de nível superior em Serviços de Saúde do SUS para atuarem nas unidades da SES. Aguardado por mais de 20 anos, o concurso obteve cerca de 33 mil inscrições.