O governador Mauro Mendes afirmou que Mato Grosso deve “impressionar cada vez mais o Brasil” ao sediar eventos de grande porte, como a etapa da Stock Car realizada neste sábado (15.11), no Autódromo Internacional do Estado, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A noite marcou a primeira corrida noturna da história da categoria no país.
O evento reuniu mais de 25 mil pessoas, com ingressos distribuídos gratuitamente pelo Governo do Estado. Para Mendes, Mato Grosso amplia sua projeção nacional ao diversificar seus atrativos.
“Nosso estado, que é muito conhecido pelo agronegócio, agora passa a ser reconhecido também por fazer grandes eventos. O show do Guns N’ Roses há poucos dias, agora esse espetáculo do automobilismo… e tem muita coisa por vir. Mato Grosso vai cada vez mais impressionar o Brasil”, destacou.
A pista, inaugurada especialmente para a etapa, é a primeira do país com iluminação completa para competições. O traçado de 4,5 km possui 13 curvas e duas retas — de 670 metros e 750 metros — e foi construído seguindo padrões internacionais das federações de automobilismo e motociclismo. O sistema de iluminação conta com 128 torres metálicas e 768 refletores.
Além da Stock Car, o público acompanhou provas do TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Turismo Nacional. Segundo Mendes, pilotos e equipes elogiaram a estrutura do autódromo.
“Muitos profissionais e até os pilotos disseram que esse é um dos melhores autódromos do Brasil, e com potencial, quem sabe, de estar entre os melhores do mundo. Chegaram a comparar com pistas consagradas, como as de Dubai e Bahrein”, relatou.
O governador ressaltou ainda que as obras continuam para transformar estruturas provisórias em instalações permanentes.
“Nós vamos agora, nas próximas etapas, terminar as obras civis: os boxes definitivos, camarotes, centro médico, torre de controle, as arquibancadas definitivas. E isso vai acontecer num prazo aproximado de um ano, sempre respeitando o contrato. Teremos o maior prazer em receber a Stock Car de volta e outras categorias, porque foi um espetáculo para nós”, concluiu.



