O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, afirmou que as medidas implementadas pelo Governo do Estado desde a Reforma da Previdência Estadual, iniciada em 2020, foram decisivas para a recuperação financeira do sistema previdenciário. Segundo ele, as mudanças reduziram significativamente o déficit atuarial, que ultrapassava R$ 1,3 bilhão, e fortaleceram o fundo responsável pelo pagamento das aposentadorias dos servidores.
Durante o 12º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso e o 2º Encontro da Região Centro-Oeste, realizados nesta quinta-feira (9), Pivetta destacou que o Estado adotou, sob a liderança do governador Mauro Mendes, ações estruturais que garantiram a sustentabilidade do regime próprio. “Hoje, o relatório atuarial mostra que temos um fundo robusto, seguro e capaz de garantir a aposentadoria dos servidores públicos”, afirmou.
O vice-governador participou do painel “Legado e Futuro: Previdência Municipal como Pilar da Gestão Pública”, ao lado dos prefeitos de Sinop e Comodoro, Roberto Dorner e Rogério Vilela, e do secretário de Administração de Nova Mutum, Ildo Ademir Faccio. Durante o debate, Pivetta relembrou a experiência à frente da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde promoveu um processo de recuperação previdenciária que levou o município a ser reconhecido, em 2016, como o primeiro do país a receber a certificação do Pró-Gestão, do Ministério da Previdência Social.
Ao encerrar sua fala, Pivetta ressaltou a importância de uma gestão previdenciária responsável e sustentável. “A previdência é cuidar do futuro dos trabalhadores de hoje. Quando o regime próprio é administrado com responsabilidade fiscal e coragem para tomar decisões certas, mesmo que impopulares, garante uma aposentadoria digna e segura a quem dedicou sua vida ao serviço público”, concluiu.