facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 16:00 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 16h:00 - A | A

veja sintomas

Covid: JN.1 é a variante mais prevalente em todo o mundo

Pesquisa feita pela CDC, em 19 de janeiro, confirmou que a JN1 representa aproximadamente de 83% a 88% de outras variantes que circulam do SARS-Cov-2

Maria Eduarda Maia/Correio Braziliense
MQF

A nova variante da covid-19, chamada JN.1, continua sendo a cepa do SARS-coV-2 de maior circulação em muitos países ao redor do mundo, entre eles, Índia, China e Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado em 22 de janeiro do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Por meio dos pesquisadores da agência, eles continuam a “aprender mais sobre JN.1, mas atualmente não há evidências de que cause doenças mais graves”. No Brasil, já foram identificados casos no Ceará, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo alguns casos não tinham histórico de viagem ao exterior, concluindo que ela poderia estar em circulação no país.

 

A pesquisa feita pela CDC, em 19 de janeiro, confirmou que a JN.1 representa aproximadamente de 83% a 88% de outras variantes que circulam do SARS-Cov-2, um aumento que representa a prevalência estimada de 55% a 68% nas duas semanas anteriores. A organização americana ainda alerta que os Estados Unidos enfrenta alta de casos de gripe e covid-19, na qual está associado as baixas temperaturas.

“A JN.1 está contribuindo para a propagação do covid-19 neste inverno”, disse a agência.

Além disso, no relatório, pesquisadores informam que é esperado que as vacinas atuais contra a covid-19 aumentem a proteção contra a JN1, “tal como o fazem contra outras variantes, ajudando a prevenir doenças graves”.

 

Continue lendo:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/01/6793179-covid-jn-1-e-a-variante-mais-prevalente-em-todo-o-mundo.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024