Os seres vivos necessitam de nutrientes para crescer. No entanto, chega um momento em que, mesmo com abundância de alimento, o crescimento desacelera. Esse fenômeno é conhecido como “lei dos rendimentos decrescentes”.
Pesquisadores do Instituto de Ciências de Tóquio, no Japão, descobriram uma lei universal para explicar por que isso ocorre. O trabalho, publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências, em 3 de outubro, pode impulsionar a produtividade agrícola e a eficiência da biofabricação.
Lei dos rendimentos decrescentes
Apesar de saber que os fatores nutricionais afetam a evolução dos seres, as pesquisas anteriores focavam no estudo dos nutrientes individualmente ou nas vias bioquímicas específicas. Saber como todos os processos atuam em conjunto dentro da célula para controlar o crescimento era um mistério.
Para resolver a questão, os cientistas japoneses propuseram um modelo de como vários fatores influenciam as células vivas no gerenciamento da expansão dos seres, e não apenas um elemento individual, como nas teorias anteriores.
Continue lendo Metrópoles



