facebook instagram youtube whatsapp

Cultura Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 15:28 - A | A

Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 15h:28 - A | A

artes cênicas

MT Escola de Teatro forma 40 novos profissionais nesta sexta-feira (15) em Cuiabá

Curso superior de Tecnologia do Teatro possui 80 alunos matriculados nos polos de formação em Cuiabá e Cáceres

MQF com Assessoria

Com sete anos de atuação em Mato Grosso, a MT Escola de Teatro forma mais uma turma de alunos nesta sexta-feira (15.03), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Serão 40 novos profissionais graduados no curso superior de Tecnologia em Teatro, oferecido gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Entre os formandos está Amarílis França, atriz que vem marcando presença em produções audiovisuais mato-grossenses desde 2016. “Este é um momento muito esperado para todos os alunos. São muitas vivências e experiências dentro da MT Escola, de um aprofundamento desse fazer teatral coletivo. Eu fiz o curso com ênfase em atuação, mas a MT Escola proporcionou uma visão mais ampla, que me permite enxergar diversas possibilidades de criação e de desenvolvimento. Acredito que vai ser uma leva de profissionais que vão fazer diferença e mexer com o mercado do teatro em Mato Grosso de uma maneira muito positiva”.

Amarílis França na peça 'Eco da Iara' - Escola de Teatro
Créditos: Francisco Miguel Silva Alves



A MT Escola de Teatro é o maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, e oferece o curso de graduação com certificado de tecnólogo para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, iluminação, sonoplastia, dramaturgia e produção cultural. O diploma de ensino superior é conquistado após quatro módulos semestrais, ou dois anos de estudo. Além do curso superior, a instituição também oferece capacitações de curta duração, voltadas para quem busca conhecimentos complementares na área do teatro.

A artista Shirley Nascimento, com mais de 15 anos no mercado da música, também irá colar grau nesta sexta-feira. Ela escolheu estudar teatro com ênfase em sonoplastia. Para ela, a graduação será um marco, que representa uma grande conquista após outras tentativas de se formar em um curso superior. “Minha expectativa é muito grande, estou muito feliz com essa formação, pois tentei fazer faculdade antes, mas não consegui terminar. Tive uma filha nesse período, levava ela junto comigo para as aulas, me esforcei muito para concluir o curso de teatro. Sou cantora e trancista. A música é uma arte que amo muito, e por isso eu quis fazer sonoplastia”.

Shirley Nascimento
Créditos: Alex Edward



Em Cuiabá, a MT Escola de Teatro tem a maior parte da carga horária ministrada no Cine Teatro Cuiabá, com gestão do curso feita em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. No espaço, os estudantes também promovem anualmente uma mostra de artes cênicas, onde colocam o conteúdo em prática durante apresentação de espetáculos ao público.

Atualmente, são 80 alunos matriculados, sendo 50 estudantes no polo Cuiabá e 30 em Cáceres. Desde sua criação, em novembro de 2016, a MT Escola de Teatro já formou 150 profissionais das artes cênicas, que atuam tanto em Mato Grosso como em outros Estados em projetos de teatro, cinema, televisão e docência.

“A MT Escola de Teatro é uma política pública que pensa o desenvolvimento das artes, na medida em que oferece formação para todos que atuam ou se interessam em trabalhar com o teatro. É um projeto que começou há sete anos e que vem transformando profundamente a realidade da rede produtiva das artes cênicas de Mato Grosso. E isso se apresenta nos profissionais que estão atuando nos palcos, realizando espetáculos, produzindo, formando público, construindo projetos, sendo vistos e emocionando tantas plateias”, destaca o secretário-adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Maio de 2024