O consumidor brasileiro acompanha de perto as variações de preços dos produtos no varejo e mudou seus hábitos para comprar mais e pagar menos. Isso é o que aponta o novo estudo da Neogrid, realizado em parceria com o Opinion Box. Segundo o levantamento, para 65% dos entrevistados, o preço é um fator decisivo nesse momento.
A pesquisa Hábitos de Compra no Varejo Alimentar, realizada entre junho e julho de 2024, revela que 82% dos respondentes deixaram, no primeiro semestre de 2024, algum item no supermercado por conta do valor. Os dados mostram que, além do preço, os consumidores consideram promoções e descontos (65,7%) e a qualidade do produto (63%) como pontos cruciais no momento da compra.
Outro ponto levantado, é que 83% dos entrevistados acompanham promoções de itens específicos que querem adquirir e 84% levam mais produtos quando notam que o preço está baixo nas prateleiras. O estudo também apresenta quais itens se tornaram mais escassos nos carrinhos dos consumidores nos primeiros seis meses do ano.
O azeite, por exemplo, lidera essa lista, com 54,8% dos respondentes afirmando ter reduzido o consumo. De acordo com a Horus, solução da Neogrid especializada na leitura e análise de notas fiscais com agilidade e eficácia, o preço médio por unidade do produto subiu 19,8% em julho na comparação com o início do ano.
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