facebook instagram youtube whatsapp

Geral Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, 08:21 - A | A

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026, 08h:21 - A | A

ATENÇÃO, MOTORISTAS

Avanço das obras do BRT altera retornos e cruzamentos na Avenida do CPA

Retornos pelo canteiro central estão sendo substituídos pelo sistema de “laçada de quadra”, em planejamento com a Semob

MQF
Da Redação

As obras de implantação do Sistema BRT vão promover uma reorganização ampla dos cruzamentos e retornos da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA, em Cuiabá. A principal mudança é a substituição da maioria dos retornos diretos pelo canteiro central pelo sistema de “laçada de quadra”, no qual o motorista percorre ruas do entorno para cruzar a via e mudar de sentido.

O novo modelo já está em funcionamento nas proximidades do prédio da Defensoria Pública. No local, onde antes havia dois retornos centrais, os condutores que trafegam no sentido Bairro–Centro e precisam acessar a pista oposta devem entrar na Rua Mestre Teodoro Lourenço da Costa, virar à esquerda na Rua Dr. Ênio Vieira e realizar o cruzamento da Avenida do CPA em frente à loja Cobasi.

Situação semelhante ocorre em frente à lanchonete McDonald’s. Para retornar no sentido Centro, o motorista deve acessar a Rua da Cereja, seguir à direita pela Rua José de Lacerda Cintra e, em seguida, pela Rua das Orquídeas. Outros trechos da avenida passarão a operar com a mesma dinâmica à medida que as obras avançarem.

A implantação do novo sistema está sendo realizada de forma gradual e planejada em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Permanecerão poucos retornos pelo canteiro central, restritos a pontos onde a “laçada de quadra” não é tecnicamente viável.

As alterações são necessárias em razão da construção dos corredores exclusivos do transporte coletivo no eixo central da avenida. A concentração do transporte público nessa faixa tem como objetivo reduzir interferências provocadas por acessos residenciais, comerciais e vias laterais, garantindo maior fluidez ao sistema.

Com os ônibus circulando nas pistas centrais, o tráfego passa a operar com menos conflitos, menor número de manobras e redução de veículos em baixa velocidade, o que contribui para viagens mais rápidas, regulares e previsíveis, dentro dos horários programados.

Sistema BRT


O BRT (Bus Rapid Transit) é um modelo de transporte coletivo projetado para oferecer deslocamentos mais rápidos, seguros e eficientes, atendendo a um grande volume de passageiros.

Em Cuiabá e Várzea Grande, o projeto prevê dois corredores principais. O primeiro ligará o novo Terminal de Várzea Grande, localizado atrás do aeroporto, ao Terminal do CPA, passando pelas avenidas João Ponce de Arruda, FEB, Tenente-Coronel Duarte, XV de Novembro e Prainha/Avenida do CPA, com terminal final próximo ao Comando-Geral da Polícia Militar.

O segundo ramal partirá do Terminal do Coxipó, nas proximidades do viaduto do Parque Cuiabá, seguindo pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico até a região central da capital.

As obras do BRT foram licitadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) em 2022 e atualmente estão sob responsabilidade do Consórcio Integra BRT, encarregado da implantação do modal.

Comente esta notícia

, 21 de Janeiro de 2026