facebook instagram youtube whatsapp

Geral Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026, 14:53 - A | A

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026, 14h:53 - A | A

EM CONFRESA

Bombeiros controlam incêndio em barracão de resíduos de grãos após mais de 10 horas de trabalho

Fogo atingiu material usado na produção de silagem e exigiu uso de maquinário pesado para conter combustão interna

MQF
Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na última quarta-feira (18), um incêndio em um barracão utilizado para o armazenamento de resíduos de grãos destinados à produção de silagem para bovinos, em uma propriedade rural no município de Confresa, a cerca de 1.160 quilômetros de Cuiabá.

A ocorrência foi atendida por uma equipe do 2º Núcleo de Bombeiro Militar, acionada por volta das 7h50. Ao chegar ao local, os militares constataram que o incêndio se desenvolvia na parte inferior do material armazenado, a aproximadamente cinco metros de profundidade, caracterizando uma combustão interna de difícil acesso.

Para permitir a visualização e o combate direto às chamas, foi necessária a quebra parcial de uma parede lateral do barracão. Diante da complexidade da ocorrência, os bombeiros solicitaram apoio de maquinário pesado, sendo empregadas uma escavadeira e uma minicarregadeira.

A escavadeira foi utilizada para a retirada do material não atingido pelo fogo, reduzindo a carga de combustível e possibilitando o acesso ao foco principal. Em seguida, a minicarregadeira removeu os resíduos em combustão para uma área aberta, onde as equipes realizaram o combate direto e o resfriamento contínuo.

Durante toda a operação, os bombeiros atuaram com jatos de água, ferramentas manuais para abertura de acessos e monitoramento constante para evitar a propagação do incêndio, em trabalho conjunto com funcionários da propriedade. Ao todo, foram utilizados cerca de 10 mil litros de água nas ações de combate e rescaldo, até a completa extinção das chamas e eliminação de focos residuais.

Após o encerramento da ocorrência, os responsáveis pelo local foram orientados a manter vigilância nos dias seguintes, devido ao grande volume de resíduos compactados e ao risco de reignição, já que esse tipo de material é altamente suscetível à combustão interna espontânea. Não houve registro de vítimas.

Comente esta notícia

, 20 de Fevereiro de 2026